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Navegando por Autor "SANTOS, Sônia Maria dos"

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    Da formação humanística do mediador cultural Ozildo Albano às suas práticas educativas no sertão piauiense (1952-1989)
    (2018) PINHEIRO, Welbert Feitosa; SANTOS, Sônia Maria dos
    O presente artigo trata do processo formativo e das práticas educativas do educador Ozildo Albano, evidenciadas entre os anos de 1952 a 1989, no Piauí. Buscou-se apresentar o modo de formação humanística por ele recebido, do ambiente familiar à universidade, e como isso refletiu em suas práticas educativas, nos vários espaços em que atuou, da escola fundada por ele ao museu no qual organizou. Adotou-se como suporte teórico Bourdieu (2006, 2007), Sirinelli (2003), Pomian (1984) e Eco (1993, 1994).
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    Fontes orais e as práticas de alfabetização no Grupo Escolar Bom Jesus de 1955 a 1971
    (2018) LIMA, Michelle Castro; AMARAL, Marco Antônio Franco; SANTOS, Sônia Maria dos
    To study the practices of literacy is to go beyond the analysis of the didactic material used. This work is part of a research that searches in thememory of the teachers to build the history of literacy, from 1955 to 1971, in the Escolar Bom Jesus in Uberlândia -MG. We use as theoretical contribution the New Cultural History that brings new possibilities of research and sources. Thus, oral history is fundamental to the realization of this study, since it is from the voices of the literacy students themselves that we construct the history of literacy in the Bom Jesus School Group. We sought to identify who these literacy teachers were to understand what representations and appropriations they made in that period, and attempted to construct a part of the history of literacy in Uberlândia. The results reveal that the practices are loaded with values and representations that these professionals built and built throughout the primary teaching exercise.
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    Política de incentivo à leitura no governo Zaire Rezende (1983-1988)
    (2017) ROMERO, Márcia Cicci; SANTOS, Sônia Maria dos
    Essa pesquisa teve como objetivo geral analisar as propostas chamadas de Políticas culturais do governo de Zaire Rezende realizadas no período de 1983-1988 na cidade de Uberlândia/MG. A ideia inicial foi coletar materiais que possibilitassem mapear as propostas que deram subsídios ao desenvolvimento de políticas culturais, especialmente àquelas ligadas ao incentivo da leitura. Os objetivos específicos foram: identificar como as políticas culturais de Leitura do governo de Zaire Rezende foram implementadas e como chegaram à população de baixa renda; identificar e entrevistar quais foram os sujeitos responsáveis pela implementação das políticas de leitura do governo de Zaire Rezende; investigar como se deu a reinauguração da Biblioteca Municipal “Juscelino Kubitschek de Oliveira” nesse mesmo governo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia pautou-se na História Oral Temática. As entrevistas realizadas propiciaram ouvir e analisar se a população realmente teve espaço dentro do governo intitulado de “democracia participativa” para realizar suas reivindicações, sendo uma delas a leitura. O estudo mostrou como a população de baixa renda vivenciou um processo chamado de democracia participativa, modelo esse diferente, do tradicional, do qual tiveram anseios atendidos.

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ISSN 1518-6385

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