Navegando por Autor "SANTOS, Marlene Oliveira dos"
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- ItemA escuta de docentes em pesquisas de Educação Infantil(2023) SANTOS, Marlene Oliveira dosEste artigo tematiza a escuta de docentes em pesquisas no campo da Educação Infantil. O que significa escutar docentes em pesquisas? Além de buscar refletir sobre essa questão, o texto também pretende fazer discussões sobre os desafios éticos, teóricos e metodológicos em relação à escuta do professor da Educação Infantil, dialogando sobre o ato de escuta à luz dos estudos de Paulo Freire (1996) e Levinas (1980). Trata-se de um texto de natureza teórica que tece diálogos com o pensamento desses dois autores. Freire (1996) aponta a escuta como ato político que abre caminho para falar com o outro; e Levinas (1980), ao discutir sobre a ética da alteridade, apresenta aportes teóricos relevantes para a compreensão do que é escutar outrem. Escutar é uma ação humana complexa e, no contexto da pesquisa em Educação Infantil, exige do pesquisador, cada vez mais, uma escuta paciente e crítica. O estudo conclui que o ato da escuta, na pesquisa, extrapola a ritualidade burocrática da produção de material no campo empírico, e pede ética na produção das relações a partir das diferenças.
- ItemEducação Infantil do Campo: diálogos sobre o espaço, o ambiente e a arquitetura escolar(2023) FERNANDES, Ana Paula Cunha dos Santos; SANTOS, Marlene Oliveira dos; ALBUQUERQUE, Simone Santos deO artigo reflete sobre como a arquitetura escolar pode potencializar práticas cotidianas, organização e uso dos espaços e ambientes de uma instituição de educação infantil do campo, numa comunidade ribeirinha de Belém-PA. O diálogo entre Educação Infantil do Campo e arquitetura é multirreferencial, com estudos de pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as que reconhecem a arquitetura como elemento do currículo potencializador das experiências das crianças em contextos plurais. Foi uma pesquisa de campo exploratória, realizada entre 2017 e 2021, autorizada pela Secretaria Municipal de Educação de Belém e pelos/as participantes. Os dados foram coletados em diário de campo e registros fotográficos. Conclui-se que o desenho arquitetônico e a organização das instituições de Educação Infantil do Campo são vivenciados pelos/as diferentes sujeitos/as da comunidade educativa, afetando a construção da identidade da criança e a oferta com qualidade das experiências ali vividas.
- ItemPesquisas com/sobre/para crianças e docentes na Educação Infantil: discussões conceituais, éticas e metodológicas(2023) VIEIRA, Alboni Dudeque Pianovski; CARVALHO, Rodrigo Saballa de; SANTOS, Marlene Oliveira dos; BRAILOVSKY, DanielO desenvolvimento de investigações com crianças e docentes no âmbito da Educação Infantil tem se ampliado nas últimas décadas em nosso país. O entendimento do contexto das instituições de Educação Infantil como espaço de pesquisa e produção de conhecimento tem reverberado na qualificação da docência, no respeito à alteridade das crianças, no reconhecimento das crianças como sujeitos de direitos e, sobretudo, na garantia da escuta das crianças e dos(as) docentes enquanto interlocutores(as) privilegiados(as) do processo educativo. Em tal direção, tais investigações têm destacado a interdependência entre crianças e docentes, assim como contribuído com a visibilização de seus pontos de vista a respeito dos assuntos que lhes dizem respeito. Em suma, as pesquisas têm contribuído para o enfrentamento dos “assédios que a Educação Infantil” (CARVALHO; GUIZZO, 2018) tem sofrido – a antecipação da escolarização inicial, a difusão de livros didáticos, o déficit no atendimento das crianças de 0-3 anos, o enfrentamento da perspectiva linear e organicista do desenvolvimento presente na BNCC - EI (MEC, 2017) etc. –, assim como para a proposição de alternativas pedagógicas contextuais que efetivamente possibilitem que a Pedagogia da Infância se faça presente no exercício da docência em instituições públicas de atendimento as crianças pequenas no território nacional.