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Navegando por Autor "SANTOS, Luiz Anselmo Menezes"

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    O modelo de reflexão - na - ação de Donald Schön na formação inicial de professores em anais completos do colóquio internacional de educação e contemporaneidade (Educon) em Sergipe Brasil
    (2019) VASCONCELOS, Alana Danielly; SANTOS, Luiz Anselmo Menezes; FERRETE, Anne Alilma Silva Souza
    O trabalho apresentado analisa 12 (doze) artigos sobre a formação de professores publicados nos últimos três anos no Colóquio Internacional de Educação e Contemporaneidade (EDUCON) que, apresentassem uma ligação direta ou indireta com o modelo de reflexão- na – ação de Donald Schön (2000). O objetivo foi identificar a utilização do termo profissional reflexivo, como está sendo discutido ou se é citado o modelo de reflexão-na-ação nos trabalhos publicados nos anais do referido evento. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo, e constatou-se que a maior parte dos trabalhos chegam a conclusão da necessidade de se rever a formação inicial docente, porém, esta formação inicial, precisa incorporar um modelo reflexivo. Grande parte das publicações aqui investigadas, abordam sobre a formação continuada, não trazendo reflexões suficiente sobre este processo de reflexão nos cursos de graduação.
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    Percursos formativos na educação infantil: O que nos dizem os professores?
    (2023) SANTOS, Julianna Britto; SANTOS, Luiz Anselmo Menezes; SILVA, Priscila Soares
    A formação docente contínuaé condição de qualificaçãopara os professores da educaçãoinfantil.Autores comoGatti (2011;2018), Kramer(2005),Zabalza (2007), entre outros,defendemaformação continuadacomo construção de competências para o exercício do magistério.Em consonância com as ideias defendidas por esses estudiosos, os trabalhosde Abuchaim (2018), Campos (2018) e Barbosa (2016) demonstrama relevância do aperfeiçoamento permanente para a reflexão e a consolidação de práticas pedagógicas concernentes àprimeira infância. Diante dessas pesquisas,a seguinte pergunta se impõe:quais são as necessidades de formação dos docentes que atuam na educação infantil?Motivado por este questionamento,o presente artigo primoupela escuta dos docentes em relação aseus percursos formativos. Oobjetivo, portanto,foi reconhecer quaissão as necessidades e as dificuldades formativas vivenciadas pelos docentes da educação infantil na rede municipal de ensino de Aracaju/SE. Quanto aopercurso metodológico, eleapresenta naturezaqualitativa.Para a produçãodomaterial de análise, foram realizadas entrevistas individuais com 44 docentes atuantes na pré-escola, eminstituições localizadas na referida cidade. Entre os resultados,foi evidenciado que afragilidade ou a ausência de formação docente impacta negativamente na relação do professorcom a sua identidade profissional.Por essa razão, escutar os docentes, promovendo a reflexão de suas necessidades e dificuldades de formação contínua,no contexto da primeira etapa da educação básica,constitui relevante contribuição para o movimento de qualificação da docência orientadaàprimeira infância.

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ISSN 1518-6385

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