Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Harlon Romariz Rabelo"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Participação de estudantes de escolas públicas estaduais de Porto Alegre no enem: uma análise de cluster
    (2021) SANTOS, Harlon Romariz Rabelo; BONA, Bárbara Donida de; FELIN, Lourenço Brito; CAREGNATO, Célia Elizabete
    Este artigo identifica características de escolas públicas estaduais de ensino médio da cidade de Porto Alegre com o objetivo de entender variações e estratificações entre essas instituições que se relacionam com a taxa de participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Essa investigação busca ampliar a compreensão sobre os fatores que se relacionam à desigualdade educacional brasileira. Foram analisados dados estruturais oferecidos pelo Censo Escolar do Inep. A taxa de participação no Enem 2018 foi elencada como variável dependente. Buscaram-se agrupamentos de escolas que se diferenciam entre si e como ocorre esta variação. Foi possível expor dois clusters que mostram que uma maior participação de estudantes no Enem por escola está relacionada a menor distorção idade-série, menor complexidade da gestão e maior índice socioeconômico.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão