Navegando por Autor "SANTOS, Hélio Rodrigues dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO papel do agente socioetnocultural frente à educação escolar quilombola e o ensino de matemática(2023) SANTOS, Hélio Rodrigues dos; FERREIRA, Ana Tereza Ramos de Jesus; MOREIRA, Geraldo EustáquioO artigo em tela,de natureza teórico-crítica,busca refletir sobre o papel do agente socioetnocutural na Educação Escolar Quilombola e o ensino de Matemática. Para isso, partimos da seguinte pergunta: Qual é o papel do agente socioetnocultural no ensino de Matemática nas escolas quilombolas? Assim buscamos caracterizar a Educação Escolar Quilombola e o agente socioetnocultural partindo da concepção da Etnomatemática, bem como identificar as possibilidades e desafios a serem enfrentados pelo agente socioetnocultural no processo de ensino e aprendizagemda Matemática nessas escolas quilombolas,buscando valorizar a cultura e as tradições de cada comunidade. A pesquisa teórica não tem por objetivo intervenção imediata na realidade. Contudo é nosso desejo,ao teorizar sobre a função do agente socioetnocultural,impactar, de maneira positiva, visando o resgate histórico, a realidade dos professores, alunos e famílias quilombolas.Utilizamos a análise documental e arevisão bibliográficacrítica. Identificamos,entre os desafios que este profissional,encontrará o racismo estruturale anecessidade de formação para lidar com a educação quilombola. Entre as possibilidades, percebemoso avanço dasleis e diretrizes específicas para a Educação Escolar Quilombola. Percebemos que opapel da Educação Escolar Quilombola é fundamental para garantir a preservação da cultura local, promover a formação continuada e garantir o ensino da Matemática contextualizada e significativa.