Navegando por Autor "SANTOS, Flávia Regina Schimanski dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemIndústria cultural e a dialética do esclarecimento: implicações para o trabalho docente na educação física escolar(2019) SANTOS, Flávia Regina Schimanski dos; OLIVEIRA, Fernanda Neri de; ARAÚJO, Karina de Toledo; SILVA, Rovilson José daO objetivo deste estudo, de cunho qualitativo, é refletir sobre a Educação Física Escolar enquanto componente curricular constituída por conhecimentos e saberes que integram a formação humana à luz Teoria Crítica da Sociedade, com fundamentos na concepção educacional Crítico-Emancipatória, elaborada por Elenor Kunz.
- ItemSubjetividade e violência: do aprisionamento do preconceito à necessidade da experiência para uma educação inclusiva transformadora(2019) OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de; SOUZA, Ravelli Henrique de; SANTOS, Flávia Regina Schimanski dosO presente artigo objetiva refletir sobre o preconceito e a inclusão, a partir de pesquisas e estudos desenvolvidos pelos estudiosos da Teoria Crítica da Sociedade, entre eles, Adorno (1995) e Horkheimer e Adorno (1978) em sintonia com as contribuições de Crochík (1996, 2001, 2008, 2011), que discute as subjetividades humanas no contexto da sociedade e na escola contemporânea. Ainda, analisar os fatores que determinam o desenvolvimento de atitudes discriminatórias e a relação entre objeto e sujeito relacionados ao preconceito e inclusão, refletindo possibilidades de ruptura dos comportamentos preconceituosos, e discutir o papel da escola na construção de experiências para a efetivação de uma educação inclusiva. Os resultados mostram a necessidade de um movimento de inclusão escolar, para além da ausência de preconceito, que direcione para a experiência de convivência, e o fortalecimento das diversas identidades no sentido de que a barbárie não se mascare por meio da educação (in)tolerante.