Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, F. L. de S"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A perspectiva freireana na formação de professores de ciências naturais uma revisão de literatura
    (2022) THIENGO, L. C.; AVELAR , D. G. S. de; OLIVEIRA, S. K. N.; SANTOS, F. L. de S
    Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores de Ciências Naturais no Brasil (priorizando-se as disciplinas Química e Biologia), considerando a importância do legado freireanopara a educação, especialmente em tempos de ataque ao pensamento crítico. Em termos metodológicos, utilizou-se da abordagem qualitativa, a partir do levantamento da literatura brasileira nas bases:Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Google Acadêmico e Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, considerando o período 2010-2020. As produções analisadas indicam a potencialidade das contribuições da obra do autor para a formação de professores em Ciências, mas que há uma lacuna no que se refere à articulação das abordagens metodológicas com os elementos centrais em Freire, isto é: a Educação Libertadora de Freire em seu compromisso com uma formação crítica. A questão também se verifica pela lacuna de trabalhos que discutem a formação política e humana no âmbito da formação docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A perspectiva freireana na formação de professores de ciências naturais uma revisão de literatura
    (2022) THIENGO, L. C.; AVELAR , D. G. S. de; OLIVEIRA, S. K. N.; SANTOS, F. L. de S
    Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores de Ciências Naturais no Brasil (priorizando-se as disciplinas Química e Biologia), considerando a importância do legado freireanopara a educação, especialmente em tempos de ataque ao pensamento crítico. Em termos metodológicos, utilizou-se da abordagem qualitativa, a partir do levantamento da literatura brasileira nas bases:Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Google Acadêmico e Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, considerando o período 2010-2020. As produções analisadas indicam a potencialidade das contribuições da obra do autor para a formação de professores em Ciências, mas que há uma lacuna no que se refere à articulação das abordagens metodológicas com os elementos centrais em Freire, isto é: a Educação Libertadora de Freire em seu compromisso com uma formação crítica. A questão também se verifica pela lacuna de trabalhos que discutem a formação política e humana no âmbito da formação docente.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão