Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Cícero Augusto dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Caracterização da produção do conhecimento sobre professores que ensinam matemática em cursos de pedagogia (2009-2019)
    (2022) SANTOS, Cícero Augusto dos; CIRÍACO, Klinger Teodoro
    Caracterizar a produção do conhecimento sobre formação e o trabalho de professores formadores, que ensinam Matemática em cursos de Pedagogia, é o objetivo deste artigo. Para tanto, levantamos teses e dissertações defendidas em Programas de Pós-Graduação na última década, procedimento que faz parte da primeira etapa de uma investigação, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em desenvolvimento na Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. O referencial teórico abarca discussões sobre a presença da Matemática na formação inicial de professores dos anos iniciais, campos do conhecimento que a literatura especializada julga pertinente à abordagem, bem como a docência no Ensino Superior, uma vez que o estudo mais alargado centra-se na possibilidade de responder: Quem ensina Matemática em cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo? Entendemos que compreender o que dizem estudos/pesquisas realizados anteriormente auxilia no processo de constituição do referencial teórico-metodológico nos constructos que compõe fundamentos argumentativos da validade de um projeto de investigação que visa encontrar respostas à indagação posta. Em termos metodológicos, objetivou-se mapear trabalhos de mestrado e/doutorado defendidos no período de 2009 a 2019 com base em uma experiência do tipo “Estado da Arte”. Qualitativamente, os resultados empreendidos nas investigações anteriores possibilitam aprimorar a pesquisa em curso, a qual perspectivamos contribuir com a produção do conhecimento em Educação Matemática e formação de professores ao olharmos, especificamente, para as práticas de ensino de Matemática no Ensino Superior quando do momento de inserção dos pesquisadores na produção de dados empíricos.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão