Navegando por Autor "SANTOS, Amarildo Inácio dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAbordagens epistemológicas da diversidade e sujeitos representados em pesquisas educacionais(2021) SANTOS, Amarildo Inácio dosO artigo apresenta a análise de artigos publicados em 20 periódicos para responder: quais linhas epistemológicas sustêm debates sobre diversidade na educação e quais sujeitos da diversidade são representados? Com isso, objetivou-se mapear linhas epistemológicas sobre pesquisas educacionais que mobilizaram o conceito de ‘diversidade’ e ‘sujeitos da diversidade’. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise de conteúdo. Concluiu-se que predominam as teorias pós-críticas nas investigações entre educação e diversidade. A maioria dos artigos discute formas de combater as violências e exclusões, mas a diversidade é pouco problematizada como produção identitária que produz efeitos de poder.
- ItemGrêmio estudantil e gestão escolar democrática nas sociedades de controle(2022) SANTOS, Amarildo Inácio dos; CERVI, Gicele MariaEste texto apresenta resultados de uma pesquisa com estudantes membros de um grêmio estudantil de uma escola pública de Santa Catarina, buscando responder à questão: que sujeito a escola tem produzido na contemporaneidade democrática? Ancorados em base epistemológica pós-estruturalista, objetiva-se problematizar práticas democráticas de um grêmio estudantil. Os principais teóricos utilizados foram Deleuze, Guattari e Foucault. A ferramenta de produção dos dados foi o diário de campo, composto por áudios registrados em reuniões do grêmio. Apesar de o grêmio refletir a gestão democrática e se constituir em um espaço de múltiplas possibilidades, infere-se que ele opera, simultaneamente, como extensão do currículo, ao produzir os sujeitos demandados neste tempo. Sujeitos dóceis, úteis e participativos.