Navegando por Autor "SALOMÃO, Silvana Tabosa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAtividades gamificadas e interativas repaginando o ensino e aprendizagem de gramática em um curso onlinede English for Specific Purposes(2022) SALOMÃO, Silvana Tabosa; PEDRO, Neuza Sofia GuerreiroEste estudo quasi-experimental examina a efetividade de atividades gamificadas e interativas no ensino e aprendizagem de gramática em um curso onlinede Inglês para Fins Específicosdirigido para a leitura de textos acadêmicos na área de Educação. A investigação,realizadaem 2020, contoucom a participação de 26 estudantes da área de Educação (graduação e pós-graduação) da Universidade Federal do Pará-Brasil.O curso foi criado seguindo as orientações provenientes de pesquisas sobre a inserção deatividades gamificadas e interativas no ensino e aprendizageme sobredesigninstrucional. As atividades de aprendizagem foram disponibilizadas no Moodle da universidade participante (incluindoas ferramentasH5P e Hot Potatoes)e no site/appgratuito Duolingo for Schools. Os dados foram coletados antes (pré-teste) e ao final do curso (pós-teste e Planilha do Duolingo for Schools). As análises estatísticascomparando as médias revelaram resultados benéficossobre osefeitos das tecnologias utilizadas para a aprendizagem dos estudantes. O estudo foi finalizado com a obtenção de respostas positivasreferentes às hipóteses investigadassobre a aprendizagem de gramáticainglesa.