Navegando por Autor "SALOM, Maria Amparo Calatayud"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemComplicidad entre autoevaluación y desarrollo profesional: ¿Cómo posibilitarla?(2022) SALOM, Maria Amparo CalatayudEste artigo quer ser um alerta sobre a relação de mão dupla entre autoavaliação e desenvolvimento profissional. Pensar no crescimento e no desenvolvimento profissional envolve colocar em prática estratégias que ajudem a vislumbrar melhorias e isso só é possível por meio de metodologias de autoavaliação que facilitem a aprendizagem e o desenvolvimento profissional. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as dificuldades que os professores apresentam para autoavaliar sua prática docente e conhecer o grau de formação recebido. Neste estudo de metodologia qualitativa, participaram 180 professores de centros públicos de Educação Infantil e Primário da Espanha para o ano letivo de 2020-21. Os principais resultados são que 70% dos professores não receberam formação em autoavaliação e que as principais dificuldades residem em: cotidiano profissional, cultura individualista, relações micropolíticas, etc. Destaca-se a urgência formativa entre a autoavaliação, a aprendizagem e o desenvolvimento profissional, culminando com uma proposta de ação que facilite a implementação de uma autoavaliação autêntica nas instituições escolares.