Navegando por Autor "ROSSI, Aline Cristina Santana"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMétodo ontológico marxista e suas contribuições para a formação de professores(2023) ROSSI, Aline Cristina SantanaO presente artigo é instrumento por meio do qual apresentamos as linhas gerais do método marxista a partir das contribuições elaboradas por G. Lukács. Além disso, demonstramos a potencialidade analítica e investigativa deste método para a pesquisa em educação, com foco na formação de professores. Concluímos que a perspectiva ontológica, cuja centralidade está no objeto, é importantíssima para não incorrermos em posturas idealistas ou imobilistas e que a formação de professores deve prezar pela defesa do conhecimento científico teórico que seja capaz de se aproximar do movimento essencial do objeto em suas múltiplas determinações.
- ItemPor que os educadores precisam fazer a pergunta de Hamlet?(2023) ROSSI, Rafael; ROSSI, Aline Cristina SantanaO presente artigo é um procedimento de que nos utilizamos para abordar a relevância da apropriação das obras estéticas literárias na atuação e na pesquisa em Educação. Partimos das contribuições da perspectiva ontológica lukacsiana e, também, as elaborações da pedagogia histórico-crítica, para explorar as potencialidades da grande arte no debate em educação. Consideramos a perspectiva ontológica e histórica da constituição e da função social da obra de arte e avançamos para suas potencialidades realistas no que se refere ao fenômeno educativo tendo como aporte o clássico “Hamlet” de Shakespeare. Concluímos que as Artes fornece um tipo de conhecimento que permite compreender aspectos essenciais da realidade objetiva e, nesse aspecto, precisa ser apropriada e transmitida por meio da atividade teleologicamente orientada dos educadores e dos pesquisadores educacionais.