Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "ROSA, Suiane Ewerling da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Não Neutralidade da Ciência-Tecnologia: verbalizações necessárias para potencializar a constituição de uma cultura de participação
    (2019) ROSA, Suiane Ewerling da; STRIEDER, Roseline Beatriz
    Neste artigo defendemos que o endosso à concepção de neutralidade da ciência-tecnologia (CT) pode fragilizar a participação da sociedade em processos decisórios sobre temas e problemas reais condicionados pelo desenvolvimento científico-tecnológico. Neste sentido, consideramos importante a verbalização de silenciamentos associados à suposta neutralidade da CT e que envolvem reflexões sobre: à origem, concepção e direcionamento da CT; os conhecimentos mobilizados para a resolução de problemas sociais; e, questões valorativas internalizadas na CT. Diante disso, além de uma discussão sobre a suposta neutralidade da CT, sua relação com o movimento e a educação CTS, apresentamos, por meio da análise da produção da área de ensino de ciências, sinalizações de verbalização desses silenciamentos. Dessas reflexões, destacamos perspectivas e desafios atrelados à verbalização dos silenciamentos e a necessidade de investigações centradas nas potencialidades de práticas educativas para a superação da concepção de neutralidade da CT. Perspectivas essas, no nosso entender, fundamentais para a constituição de uma cultura de participação.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão