Navegando por Autor "ROSA, Maria Fabiana Sousa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProcesso de construção e validação de um produto educacional para o ensino de ciências utilizando a aprendizagem baseada em projetos aliada aos pressupostos freireanos(2023) SOUZA, Ronilson Freitas de; ROSA, Maria Fabiana SousaO presente artigo trata do processo de elaboraçãoe validação de um Produto Educacional (PE) do tipo material didático, fundamentadona Aprendizagem Baseada em Projetos com os pressupostos freireanos.Esta pesquisa possui uma abordagem quali-quantitativa de cunho descritivo, utilizando como método de pesquisa o Estudo de Caso. Os participantes foram estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Belém-Pará e dez professores com formação em Ciências Naturais. As etapas para concepção do PE foram: busca por referenciais teóricos; pesquisa exploratória; prototipação; testagem em ambiente de sala de aula; revisão para uma nova versão do material educativo; validação por painel de especialistas; e versão final. Durante a aplicação da sequência didática que compõe o PE em ambiente real de sala de aula, observou-se que houve cooperação, motivação, além de desenvolvimento de competências como diálogo em equipes, negociação e defesa de ideias. Ressalta-se também que ocorreu adequada internalização dos conteúdos, expressa pelos resultados do pós-teste que mostraram percentual de desempenho superior a 70% de acertos das questões propostas.Na validação do PE,houve concordância mínima de 90% nos itens referentes aos eixos: estética e organização; capítulos; estilo de escrita; conteúdo; criticidade e criatividade apresentados no material educativo do PE.