Navegando por Autor "ROSA, Marcelo Victor da"
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- ItemIntergeracionalidade, gênero e sexualidade: (re)existências no ensino superior(2023) MEZA, Eduardo Ramirez; ROSA, Marcelo Victor daEste estudo foi realizado com pessoas idosas e jovens que experimentaram a convivência em disciplinas de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Para tanto, partiu-se da intergeracionalidade e das intersecções com gênero e sexualidade. Foram sujeitos da pesquisa 15 pessoas idosas e 15 jovens que responderam a um questionário com dados de perfil e que participaram de entrevista com roteiro semiestruturado. Para a análise do perfil sociológico e dos discursos, utilizou-se a abordagem interseccional construcionista e a perspectiva foucaultiana. A maior parte dos sujeitos (86,67% das pessoas idosas e 60% dos/as jovens) foi formada por mulheres cisgênero. Somente entre jovens é que foi possível encontrar pessoas pretas e a pluralidade de orientação sexual. Ainda, foram observados enunciados que articulam dispositivos de aliança e sexualidade. As reflexões oferecem contribuições para (re)pensar e lidar com os marcadores sociais da diferença, na perspectiva original da interseccionalidade: o compromisso com a justiça social.
- ItemPorque eu gosto e principalmente funk, mas a professora não permite: uma análise da percepção de alunos/as em relação a dança na educação física escolar(2020) BORGES, Andrey Monteiro; ROSA, Marcelo Victor da; OSÓRIO, Antônio Carlos do Nascimento; RODRIGUES, Iara AparecidaFoi realizado um estudo de cunho qualitativo, com objetivo de reconhecer a percepção de alunos/as em relação à dança nas aulas de educação física. As informações foram obtidas por meio de um questionário estruturado, com sete questões abertas e, posteriormente, respondidas por 28 alunos/as matriculados/as nos 8º e 9º anos de uma escola da rede pública do município de Camapuã, no estado de Mato Grosso do Sul. O aspecto mais relevante foi se há ou não a ministração desse conteúdo dentro de suas aulas de educação física, pois, embora o conteúdo esteja claramente relacionado à disciplina, ainda há certa rejeição e preconceito por grande parte do público pesquisado, já que muitos relatos revelam a associação da disciplina somente a esportes e atividades recreativas, não aceitando da dança como conteúdo da referida disciplina.