Navegando por Autor "ROSÁRIO, Pedro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemConcepções, ações e formação em autorregulação para a saúde na Educação Básica: a visão de professores e profissionais da saúde(2025) SCHNEIDER, Stéfani Almeida; BAUER, Mariana da Silva; MATTOS, Luciana Bisio; ROSÁRIO, Pedro; MAGALHÃES, Cleidilene RamosO estudo parte do construto da autorregulação da aprendizagem e contribuições da Teoria Social Cognitiva para realização de pesquisa no campo do autocuidado em saúde na escola, O objetivo da pesquisa foi analisar as concepções dos profissionais da saúde e da educação sobre ações de promoção da saúde na escola antes e depois de uma formação focada na autorregulação para o autocuidado e promoção da saúde, Foi realizado um estudo qualitativo do qual participaram 26 profissionais, da saúde e da educação, distribuídos em dois grupos focais antes e dois depois da formação, Os dados foram analisados a partir da análise temática reflexiva de Braun e Clarke (2006, 2019), A partir da temática ações em saúde e avaliação da formação, os participantes consideraram importante realizar as ações de promoção da saúde nas escolas, e esse entendimento se fortaleceu após a formação, Também destacaram que a formação aprimorou o trabalho já realizado nas escolas, além de promover a interdisciplinaridade entre a unidade de saúde e a escola, Por fim, destacaram a motivação extra para a realização das futuras ações em saúde com os estudantes, inspirados nas propostas vivenciadas na formação, Os resultados demonstram a importância da realização de formações focadas na autorregulação para a saúde para profissionais da saúde e da educação, com vistas à realização de ações em saúde nas escolas, bem como o seu potencial para a construção de ações de promoção da saúde mais efetivas nesse contexto,