Navegando por Autor "RODRIGUEZ, Carla Lopes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO professor alfabetizador no processo de análise e aprimoramento da ferramenta robótica TAAP(2021) LIRA, Tamiris Gabriele da Silva; CORDEIRO, Aline Mendonça; COSTA, Vanessa Ferraz Duarte; FERREIRA, Poliana Nascimento; NUNES, Victoria Nedina; CARLOS, Alessandra Sueli; RODRIGUEZ, Carla LopesEste artigo apresenta os resultados do estudo que buscou analisar e aprimorar a proposta de apoio à alfabetização de um tapete robótico pensado a partir da metodologia proposta por Emília Ferreiro, adaptando-o à realidade de ensino. Foram levantados requisitos técnico-pedagógicos, combinando aspectos da Engenharia de Software com teorias de aprendizagem, junto a sete professoras alfabetizadoras por meio de uma oficina e pesquisa de opinião. Constataram-se alguns fatores de melhoria necessários tanto para o software quanto para o hardware da ferramenta, e estes foram corrigidos através do desenvolvimento de um novo software e do aperfeiçoamento do hardware, resultando em uma ferramenta mais didática e resistente.
- ItemRecursos e estratégias para desenvolvimento e avaliação do pensamento computacional na escola(2017) RODRIGUEZ, Carla Lopes; REIS, Rachel Carlos Duque; ISOTANI, SeijiPesquisas na área de Informática na Educação ressaltam a importância de promover na escola o desenvolvimento de competências associadas aos princípios do pensamento computacional. Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um projeto de Pré-Iniciação Científica, desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental, Médio e Médio-Técnico, para a aquisição, aprimoramento e avaliação do pensamento computacional, por meio de desafios de lógica usando a linguagem de programação Scratch. Este estudo insere-se no âmbito de uma pesquisa mista, utilizando uma abordagem interpretativa para a análise dos dados. Os resultados foram analisados e discutidos com base nas dimensões do pensamento computacional: conceitos, práticas e perspectivas, confirmando que as estratégias de avaliação adotadas contribuíram para evidenciar o grau evolutivo de desempenho dos alunos.