Navegando por Autor "RODRIGUES, Tatiane Cosentino"
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- ItemAções afirmativas e formação de professores: diálogos e perspectivas a partir do NEAB/UFSCar(2019) RODRIGUES, Tatiane Cosentino; CARDOSO, Ivanilda Amado; SILVA, Ivanilda AmadoEntre os desafios provocados pelo processo de implementação das políticas de ação afirmativa, na modalidade de cotas e/ou reserva de vagas para o acesso ao ensino superior, persiste uma dimensão pouco explorada, que corresponde à produção de ciências e conhecimentos plurais que sejam capazes de alterar padrões desiguais e discriminatórios ainda presentes na sociedade brasileira. O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão crítico-propositiva sobre práticas político-pedagógicas a partir da experiência do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de São Carlos que têm auxiliado o campo da educação na compreensão de alguns dos desafios provocados pelas políticas de ações afirmativas, especialmente a formação inicial e continuada de professores.
- ItemAções afirmativas e formação de professores: diálogos e perspectivas a partir do NEAB/UFSCar(2019) RODRIGUES, Tatiane Cosentino; CARDOSO, Ivanilda Amado; SILVA, Andreia RosalinaAmong the challenges caused by the process of implementing affirmative action policies, in the form of quotas and/or reservation of places for access to higher education, there is still a little-explored dimension, which corresponds to the production of plural sciences and knowledge that are capable of change unequal and discriminatory patterns still present in Brazilian society. The aim of this article is to present a critical-propositional reflection on political-pedagogical practices based on the experience of the Afro-Brazilian Studies Center at the Federal University of São Carlos, which has helped the field of education to understand some of the challenges caused by the policies of affirmative actions, especially initial and continuing teacher education.
- ItemDa desigualdade à democratização do acesso à Universidade: políticas públicas e educacionais no Brasil(2022) RODRIGUES, Tatiane Cosentino; SANTOS, Fernanda Vieira da Silva; CRUZ, Ana Cristina Juvenal daOacessoaoensinosuperiornoBrasil,historicamente,sófoiabertoparaumgrupodeelitee,portanto,tornadoinacessívelparaamaioriadaJuventude.Estecenáriopodeserexplicadopelopoderdaeliteescravocrataquemarcouaformaçãodasociedadebrasileira,assimcomoaimplementaçãotardiadeprogramasdeensinosuperiorque,porsuavez,visavamquaseexclusivamenteaeducaçãodemembrosdessaelite.Esteartigotemcomoobjetivoapresentardadosemumaperspectivademacroanálise,osavançoselimitesdoprocessodessademocratizaçãodoensinosuperiornoBrasilapartirdaspolíticasdeexpansãoeaçãoafirmativaadotadasnaviradadoséculoXXparaoiníciodoséculoXXI.Osdadosaquireunidosresultamdedoisprojetosnacionaisdepesquisa,oprimeirocoordenadopelaUniversidadeFederaldeSãoCarlos(UFSCar)denominado“AçõesAfirmativas:Ensino,PesquisaeExtensãonaperspectivadaeducaçãodasrelaçõesétnico-raciais”financiadopeloConselhoNacionaldeDesenvolvimentoCientíficoeTecnológico(CNPq)noperíodode2015a2017eosegundodenominado“AçõesAfirmativasnoEnsinoSuperior:continuidadeacadêmicaemundodotrabalho”financiadopeloMinistériodaEducação(MEC)ecoordenadopeloProgramadeAçõesAfirmativasdaUniversidadeFederaldeMinasGerais(UFMG).Concluímosquetalvezodesafiomaisimportantedestemomento,dizrespeitoàsameaçasquepairamsobreaprópriacontinuidadedasPolíticasdeAçõesAfirmativasemâmbitonacional.Estamosemmeioaoprocessoderevisãopara2022deavaliaçãonacionaldestapolítica.