Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RODRIGUES, Roberta dos Santos"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Funções integráveis e integral de Riemann: um contributo da engenharia didática e da orquestração instrumental
    (2021) FEITOSA, Francisco Eteval; RODRIGUES, Roberta dos Santos
    O objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência de orquestrações instrumentais visando o ensino dos conceitos de função integrável e integral de Riemann. Os sujeitos do estudo foram 21 discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amazonas. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, tendo como metodologia norteadora a Engenharia Didáticae numaperspectiva de complementaridade, adotamosum design de investigação, tendo em vista o uso da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, com oescopo de descrever e estruturar situações de ensino, que buscouinvestigar se a sequência de orquestrações instrumentais proposta contribuiupara a compreensão dos objetos matemáticos aqui abordados. Narelaçãodos dados compiladose apresentados,como resultados, evidenciamosquea maioria dos discentesdemonstroucompreender o conceito de função integrável, conseguiuencontrar a área sob uma curva e explicar seus procedimentos, inclusive em língua natural, além de serem capazes de definir a integral definida em palavras e símbolos, de interpretar e representar uma integral graficamente, de avaliar as integrais e de reconhecer o uso de integrais no mundo real.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Orquestração Instrumental e Engenharia Didática: um contributo para o ensino de funções reais de uma variável real
    (2022) FEITOSA, Francisco Eteval da Silva; RODRIGUES, Roberta dos Santos
    Devido à pandemia da COVID-19, as aulas de diversas universidades do país estão se adequando ao cenário de ensino remoto, fazendo emergir a necessidade de estudos de metodologias de ensino, até então, pensadas para o modelo de aulas presenciais. Desse modo, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma orquestração instrumental realizada por meio remoto para o ensino de funções reais de uma variável real. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, tendo como metodologia norteadora a Engenharia Didática e numa perspectiva de complementaridade, apoia-se na Teoria dos Registros das Representações Semióticas e na Teoria das Situações Didáticas, com o escopo de descrever e estruturar as situações de ensino. A orquestração foi vivenciada junto a 24 discentes da disciplina de Cálculo de um curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Federal do Amazonas. Os dados do estudo apontam que a exploração de recursos tecnológicos, o uso do Geogebra, a exigência da entrega de listas de exercícios como atividade pós-aula e envio de resumos como atividade pré-aula contribuíram para a aprendizagem dos discentes. Além disso, a ênfase na conversão de registros de representação nas situações propostas e o estímulo constante para que os discentes participassem ativamente das aulas foram outros fatores que muito contribuíram para a aprendizagem dos discentes.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão