Navegando por Autor "RODRIGUES, Roberta dos Santos"
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- ItemFunções integráveis e integral de Riemann: um contributo da engenharia didática e da orquestração instrumental(2021) FEITOSA, Francisco Eteval; RODRIGUES, Roberta dos SantosO objetivo deste trabalho é apresentar uma sequência de orquestrações instrumentais visando o ensino dos conceitos de função integrável e integral de Riemann. Os sujeitos do estudo foram 21 discentes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Amazonas. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, tendo como metodologia norteadora a Engenharia Didáticae numaperspectiva de complementaridade, adotamosum design de investigação, tendo em vista o uso da Teoria dos Registros de Representação Semiótica, com oescopo de descrever e estruturar situações de ensino, que buscouinvestigar se a sequência de orquestrações instrumentais proposta contribuiupara a compreensão dos objetos matemáticos aqui abordados. Narelaçãodos dados compiladose apresentados,como resultados, evidenciamosquea maioria dos discentesdemonstroucompreender o conceito de função integrável, conseguiuencontrar a área sob uma curva e explicar seus procedimentos, inclusive em língua natural, além de serem capazes de definir a integral definida em palavras e símbolos, de interpretar e representar uma integral graficamente, de avaliar as integrais e de reconhecer o uso de integrais no mundo real.
- ItemOrquestração Instrumental e Engenharia Didática: um contributo para o ensino de funções reais de uma variável real(2022) FEITOSA, Francisco Eteval da Silva; RODRIGUES, Roberta dos SantosDevido à pandemia da COVID-19, as aulas de diversas universidades do país estão se adequando ao cenário de ensino remoto, fazendo emergir a necessidade de estudos de metodologias de ensino, até então, pensadas para o modelo de aulas presenciais. Desse modo, este trabalho tem o objetivo de apresentar uma orquestração instrumental realizada por meio remoto para o ensino de funções reais de uma variável real. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, tendo como metodologia norteadora a Engenharia Didática e numa perspectiva de complementaridade, apoia-se na Teoria dos Registros das Representações Semióticas e na Teoria das Situações Didáticas, com o escopo de descrever e estruturar as situações de ensino. A orquestração foi vivenciada junto a 24 discentes da disciplina de Cálculo de um curso de Licenciatura em Matemática, na Universidade Federal do Amazonas. Os dados do estudo apontam que a exploração de recursos tecnológicos, o uso do Geogebra, a exigência da entrega de listas de exercícios como atividade pós-aula e envio de resumos como atividade pré-aula contribuíram para a aprendizagem dos discentes. Além disso, a ênfase na conversão de registros de representação nas situações propostas e o estímulo constante para que os discentes participassem ativamente das aulas foram outros fatores que muito contribuíram para a aprendizagem dos discentes.