Navegando por Autor "RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva"
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- ItemApresentação da edição especial "Ampliando horizontes curriculares: reconstruindo a educação a partir da diferença"(2024) RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; COSTA, Hugo Heleno Camilo; HONORATO, Rafael Ferreira de SouzaApresentação da edição especial: Ampliando horizontes curriculares: reconstruindo a educação a partir da diferença
- ItemEstudo sobre evasão e permanência em cursos técnicos profissionalizantes(2022) RODRIGUES, Adriege Matias; RODRIGUES, Ana Cláudia da SilvaO objetivo deste artigo foi de analisar as causas da permanência e da evasão de educandos(as) dos cursos técnicos profissionalizantes ofertados pelo Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), localizado no Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias, campus III da Universidade Federal da Paraíba. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, cujo instrumento utilizado foi a entrevista semiestruturada. Os resultados indicaram que as causas da evasão e da permanência nos cursos técnicos profissionalizantes do CAVN são: distanciamento familiar; falta de motivação; a não identificação com o curso e estruturação curricular.
- Item“Tem mais presença em mim o que me falta”: a política para o Novo Ensino Médio e o cotidiano de três escolas públicas da rede estadual da Paraíba(2024) RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva; ALVES, Miriam Fábia; SÜSSEKIND, Maria LuizaCom o intuito de contribuir para as discussões acerca da Política Curricular do “novo” Ensino Médio, objetivamos apresentar reflexões sobre a pesquisa que desenvolvemos a fim de compreender como os praticantespensantes de instituições que ofertam essa etapa de ensino subvertemconstroem seus processos curriculares e criam/recriam/compartilham conhecimentossignificações em instituições da rede estadual da Paraíba, Metodologicamente, operamos com os cotidianos como “espaçotempo de produção/criação/invenção de conhecimentos – e de currículos” (Oliveira; Süssekind, 2017, p, 1) e enredamos, por meio das conversas complicadas (Pinar, 2007; 2016; 2017), os saberes produzidos e desconsiderados pelas políticas curriculares, Destacamos que esses conhecimentos vão muito além das prescrições de conteúdos, são tecidos no âmbito das experiências possíveis, nas atitudes e ações de professores e estudantes que dão existência a um currículo criado no chão da escola, Essas tessituras entre fios (conversas) e nós (políticas curriculares) se convertem em tramas que representam as resistências necessárias, pois transgridem as imposições dos conteúdosdisciplinasgrades (Süssekind, Gomes, Cavalcante, Tkotz, 2023) e possibilitam outros enlaces presentes nas universidades-escolas e que faltam à política para o “novo” Ensino Médio,