Navegando por Autor "RODRIGUES, Allan de Carvalho"
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- ItemApresentação(2025) RODRIGUES, Allan de Carvalho; OLIVEIRA, Inês Barbosa deO dossiê que apresentamos foi proposto com o objetivo de provocar e desenvolver reflexões sobre a temática dos currículos e das políticas de currículo na América Latina, por meio de interrogações e discussões voltadas ao deslocamento de compreensões, à ampliação de sentidos e a outros ou novos diálogos nos campos das pesquisas em currículo, políticas curriculares e educação em diferentes países da América Latina ou em perspectiva comparada. O que importava para nós, organizadores, era promover a submissão de artigos que contribuíssem para uma articulação ampliada das conversas entre esses campos, entendendo essa articulação e a própria ideia de conversa como forças mobilizadoras para pensar os processos formativos, suas práticas e temáticas, com base nas pesquisas neles realizadas. Isso porque entendemos que as políticas oficiais de currículo e seu diálogo concreto com os currículos praticados pensados (Oliveira, 2016) nas escolas são elementos centrais da compreensão dos processos efetivos de “encenação” das primeiras – termo cunhado a partir de tradução livre do termo enactment, presente na obra de Ball, Braun e Maguire (2016).
- ItemOs Coletivos Docentes entre Cartas, Currículos e Saberes(2025) RODRIGUES, Allan de Carvalho; GARCIA, AlexandraO texto parte da tese de doutoramento inscrita na relação pesquisa-extensão. Assume o projeto de extensão café com currículo na qualidade de espaçotempofértil para pensar o processo de produção de saberes docentes e o campo dos coletivos docentes da América Latina para tecer modos de pensar os processos formativos e os currículos criados por esses espaços. O objetivo principal da pesquisa foi de investigar, com base no projeto de extensão Café com Currículo – UERJ e com o Coletivo da Argentina, os saberes docentes e os currículos que são produzidos nesses espaços. Em um segundo momento, compreender os movimentos semelhantes entre esses grupos. Sendo assim, tem como premissa deslocar e (re)pensar processos formativos e práticas educativas narradas nesses espaços, tendo como princípios a dialogicidade, a horizontalidade, o coletivo e os encontros, conceitos que foram fundamentais para o desenvolvimento do trabalho da tese, que percorre a defesa da ideia de espaço coletivo como espaço comum e de multidão. A pesquisa defendeu os saberes docentes que circulam nesses coletivos, a partir de cartas, conversas e narrativas como princípio metodológico, aliado ao método da Cartografia. Por fim, as considerações provisórias da pesquisa apontam que é preciso considerarmos os coletivos investigados como fios crescentes e que permitem que possamos fazer uma outra leitura sobre escolas, formações e currículos