Navegando por Autor "ROCHA, Gabriel Kafure da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApresentação: A presença de Gaston Bachelard no Brasil(2021) SILVA, Luzia Batista; ROCHA, Gabriel Kafure da; VELANES, DavidA Seção Temática Gaston Bachelard Brasilé um resultado de trocas, interações, partilha de conhecimentos, pesquisas, dúvidas, curiosidades e saberes das áreas da filosofia e outras áreas do conhecimento que reuniu pesquisadores de diversas Instituições que encontraram um canal de comunicação no Grupo de Pesquisa do Facebook –Gaston Bachelard: Filosofia, imagens e imaginação, do qual são líderes e pesquisadores: Luzia Batista de Oliveira Silva, Gabriel Kafure da Rocha, Marly Bulcão, Elyana Barbosa e Ana Laudelina Ferreira Gomes.
- ItemPedagogia do acolhimento: Reflexões sobre a poética do espaço em Bachelard(2021) MACHADO, William Gustavo; ROCHA, Gabriel Kafure daA filosofia bachelardiana nos conduz através de uma radical (e ao mesmo tempo sutil) dualidade: há um mundo diurno e há um mundo noturno. Pode-se agrupar sob essas duas imagens os conceitos da psicologia analítica do psiquiatra e psicoterapeuta Carl Gustav Jung: os arquétipos animus e ânima. No primeiro, estão as imagens do masculino, as atividades a que Bachelard irá nos conduzir como obras do “espírito”: a virilidade, a potência, o trabalho, a realidade, as coisas do mundo, a ciência. Já no segundo estão as imagens do feminino, da “alma”: o repouso, a aceitação, o acolhimento, os sonhos, a poesia. Segundo Bachelard, esses dois polos operam de modos distintos. O animus, o polo mais “racional”, da ciência, opera a partir de uma recusa às primeiras imagens, a partir de um “não”. Enquanto que para a anima tudo é “sim”, tudo é acolhimento, tudo tem lugar no mundo. E, como bem se sabe, o ser nasce do feminino, da mulher. É justamente a partir desse ponto que a reflexão proposta do resumo se constrói: como estão as imagens de anima na educação (formal e informal)? Há “espaço” suficiente de reflexão para uma pedagogia da acolhida? Iremos desvelar essas perguntas a partir das aproximações com as interpretações principalmente de Durand e Duborgel e das implicações possíveis do pensamento bachelardiano com uma filosofia da educação, com o intuito de fornecer evidências de que há um pensamento pedagógico em A poética do espaço.