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Navegando por Autor "ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges"

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    História e história da educação no projeto de formação de professores na década de 30 no Brasil: problematizando as noções de Afrânio Peixoto
    (2007) VIEIRA, Carlos Eduardo; ROBALLO, Roberlayne de Oliveira Borges
    Em termos científicos amplos é objetivo deste trabalho investigar as concepções,em sentido amplo, de História e de história da educação presentes nas obras queserviram de suporte para os processos de formação de professores, a partir dadécada de 30 no Brasil. Considerando a dimensão deste problema neste trabalho,optamos por recortar a análise em torno da primeira obra produzida e editadapara este fim específico no país, intitulada Noções de história da educação, deAfrânio Peixoto. Publicada em 1933 pela Companhia Editora Nacional – noâmbito do projeto editorial dirigido por Fernando de Azevedo e intitulado“Biblioteca pedagógica brasileira” –, a obra encerra sentidos importantes paracompreendermos o lugar da história e da história da educação no projeto deformação de professores associado ao Movimento pela Escola Nova (MEN).AsNoções foram publicadas com o objetivo manifesto de aperfeiçoar cultural eprofissionalmente os futuros professores. Sendo assim, escolhemos como fontespara essa investigação as primeiras edições da obra. A perspectiva metodológicaque informa esse empreendimento visa compreender as relações entre a obra eseu contexto de produção. Em outros termos, pensamos a obra na sua relaçãointra e extratextual, ou seja: por um lado, a entendemos como expressão deidéias sobre o conhecimento histórico que tinham uma finalidade formativaassociada à escola normal e, por outro, como evidência de um contexto intelectualno qual ela estava em sintonia. A escrita da história da educação, pensada para os processos de formação de professores, assumiu características próprias e asua especificidade, segundo concluímos, estava relacionada com as repre-sentações produzidas sobre os destinatários das Noções (normalistas), bem comoem função do papel conferido à história nos processos de formação.

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ISSN 1518-6385

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