Navegando por Autor "RIZZATTI, Ivanise Maria"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da experimentação no ensino de ciências para o entendimento do ciclo da água: uma proposta para a educação infantil(2019) MACHADO, Ana Carolina Ferreira; SANTOS, Verônica Soares dos; RIZZATTI, Ivanise MariaThis article is the result of a project developed with a kindergarten class of a public school of the Boa Vista Municipal Education Network / RR, in which pedagogical activities were evaluated and applied in order to work on the theme “Water”. The objective was to reflect on the importance of experimentation as a stimulus to the acquisition of knowledge in science teaching since early childhood education. In this study, the proposal developed sought to contribute to the formation of concepts about the water cycle in nature as a potentiating element of learning, in a practical and playful way. It was verified with the realization of the terrarium experiment that this kind of differentiated methodological approach, used for the fixation of scientific concepts in the Teaching of Sciences, can be developed since the kindergarten, so that the student grows stimulated to participate in experimental activities, as a way of contributing to their integral formation and raising awareness of scientific literacy.
- ItemO que contém e o que está contido em um Processo/Produto Educacional? Reflexões sobre um conjunto de ações demandadas para Programas de Pós-Graduação na Área de Ensino(2022) MENDONÇA, Andréa Pereira; RIZZATTI, Ivanise Maria; RÔÇAS, Giselle; FARIAS, Marcella Sarah Filgueiras deO Processo/Produto Educacionalé um tema recorrente nas discussões em torno dos Programas de Pós-Graduação da modalidade Profissional da Área de Ensino, dadaa necessidade de aprofundar a compreensão sobre o tema, melhor encaminhar a formação dos pós-graduandose atenderaos critérios de qualidadeda CAPES.Neste artigo,temos por objetivo apresentaruma discussão conceitual sobre produto educacional destacando dois aspectos fundamentais: i) em qual contexto o produto educacional está contido; e ii) o que o produto contémconsiderando os fundamentos de sua concepção.Adiscussão está fundamentada na produção do Grupo de Trabalho de Processo/Produtos Educacionais e Doutorado Profissional formado durante o Seminário de Meio Termo da Área de Ensino de 2019, o documento da Área 46-Ensino de 2019, o Relatóriosobre ProduçãoTecnológica da CAPES de 2019, assim como em outros referenciais que aportam contribuições significativas para o tema.Considera também a experiência obtida a partir das primeiras bancas de qualificação e defesa de tese dos doutorados profissionais.Como resultado direto deste trabalho,esperamos contribuir para o aprimoramento do processo de concepção dos produtos educacionais no contexto dos programas da modalidade profissional da Área de Ensino.