Navegando por Autor "RIGHI, Flávia Pereira"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstatística para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental(2021) RIGHI, Flávia Pereira; PAULA, Enio Freire de
- ItemPensamento algébrico: uma análise de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental(2021) RIGHI, Flávia Pereira; PORTA, Leonardo Dalla; SCREMIN, GreiceDada a publicação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC para o Ensino Fundamental em dezembro de 2017, a finalidade do ensino de álgebra passou a ser o desenvolvimento do pensamento algébrico. Diante disso, este trabalho teve por objetivo investigar se problemas propostos sobre sequências recursivas, que configura um dos conteúdos que compõem a unidade de Álgebra, estão sendo explorados em livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental de modo a contribuir com o desenvolvimento desse modo de pensar. Fundamentada nas características do pensamento algébrico de Almeida e Câmara (2017) e nos elementos essenciais de um problema segundo Malaspina (2017), entende-se este estudo como sendo de abordagem qualitativa e de cunho documental, em que se adotou a abordagem interpretativa de análise. A partir do estudo realizado verificou-se que há indícios de uma reorientação dos livros didáticos do Ensino Fundamental no sentido de uma educação algébrica que visa o desenvolvimento do pensamento algébrico, conforme orienta a BNCC.