Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RICO MONTOYA, Angélica"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Reflexões em torno das noções de participação, resistência e ação coletiva a partir de crianças e jovens
    (2021) FERNANDE,S Maria Lidia Bueno; RICO MONTOYA, Angélica; NÚÑEZ PATIÑO, Kathia; AYORA VÁZQUEZ, Gialuanna Enkra
    Com muito entusiasmo, apresentamos o dossiê “Participações e resistências das infâncias e juventudes da América Latina: agência, protagonismo e mobilização coletiva”, concebido a partir das discussões geradas no âmbito da Rede latino-americana de pesquisa e reflexão com crianças e jovens (REIR). Trabalhando em uma perspectiva de articulação de pesquisadores no âmbito da América-Latina e contando com pesquisadores/as de língua espanhola e portuguesa, a REIR tem, como objetivo central, tornar visíveis as agências, os protagonismos e os co-protagonismos com as crianças e com os/as jovens, na perspectiva da transdisciplinaridade. Assim, este dossiê, que abre o diálogo para o debate, representa, ainda, espaço acadêmico para construção de vínculos e de alianças para visibilizar essa temática em favor de crianças e jovens.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Ser zapatista a los 4 años. Socialización y subjetivación de niños tseltales
    (2021) RICO MONTOYA, Angélica
    Com seu processo político pedagógico e autônomo, os zapatistas não apenas contrariam a guerra de contrainsurgência do governo mexicano, desde 1994, mas também promovem a reprodução e mudança sociocultural nas novas gerações, configurando as práticas socioeducativas das crianças. A partir do intercâmbio de mais de 20 anos com a população zapatista, são revistos neste artigo os processos de socialização e subjetivação das crianças menores de 6 anos e as relações intersubjetivas que estabelecem com os mais velhos. Os pequenos nos ensinam com suas palavras, brincadeiras e atitudes o que significa ser zapatista, viver em resistência à guerra, contrariando o paradigma hegemônico da primeira infância.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão