Navegando por Autor "RICO MONTOYA, Angélica"
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- ItemReflexões em torno das noções de participação, resistência e ação coletiva a partir de crianças e jovens(2021) FERNANDE,S Maria Lidia Bueno; RICO MONTOYA, Angélica; NÚÑEZ PATIÑO, Kathia; AYORA VÁZQUEZ, Gialuanna EnkraCom muito entusiasmo, apresentamos o dossiê “Participações e resistências das infâncias e juventudes da América Latina: agência, protagonismo e mobilização coletiva”, concebido a partir das discussões geradas no âmbito da Rede latino-americana de pesquisa e reflexão com crianças e jovens (REIR). Trabalhando em uma perspectiva de articulação de pesquisadores no âmbito da América-Latina e contando com pesquisadores/as de língua espanhola e portuguesa, a REIR tem, como objetivo central, tornar visíveis as agências, os protagonismos e os co-protagonismos com as crianças e com os/as jovens, na perspectiva da transdisciplinaridade. Assim, este dossiê, que abre o diálogo para o debate, representa, ainda, espaço acadêmico para construção de vínculos e de alianças para visibilizar essa temática em favor de crianças e jovens.
- ItemSer zapatista a los 4 años. Socialización y subjetivación de niños tseltales(2021) RICO MONTOYA, AngélicaCom seu processo político pedagógico e autônomo, os zapatistas não apenas contrariam a guerra de contrainsurgência do governo mexicano, desde 1994, mas também promovem a reprodução e mudança sociocultural nas novas gerações, configurando as práticas socioeducativas das crianças. A partir do intercâmbio de mais de 20 anos com a população zapatista, são revistos neste artigo os processos de socialização e subjetivação das crianças menores de 6 anos e as relações intersubjetivas que estabelecem com os mais velhos. Os pequenos nos ensinam com suas palavras, brincadeiras e atitudes o que significa ser zapatista, viver em resistência à guerra, contrariando o paradigma hegemônico da primeira infância.