Navegando por Autor "RIBEIRO, V. M."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA produção textual no 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de fortaleza em contexto de vulnerabilidade social(2022) SILVA, J.F.; RIBEIRO, V. M.; MARCUCCI, F.Este artigo tem como objetivo analisar o que se ensina em Língua Portuguesa, em produção escrita, para alunos do 2o ano do Ensino Fundamental em uma escola situada em um contexto de vulnerabilidade, em Fortaleza. Este estudo compõe uma pesquisa que estuda a implementação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC). Por meio da perspectiva qualitativa de pesquisa, foram analisados um caderno do aluno e um livro didático, visando identificar a frequência com que aparecem atividades de produção escrita. Os artefatos analisados foram coletados por pesquisadores sêniores na escola-campo em setembro de 2019. O livro didático analisado é distribuído pelo Paic. Conclui-se que, no caderno analisado, há um maior número de atividades de produção escrita (13%) do que no livro didático (6%). A frequência com que atividades de produção escrita são solicitadas os alunos denota que, neste momento do processo de alfabetização, a preocupação da escola é maior com a aquisição do sistema de escrita e com a leitura do que com a produção de textos escritos contextualizados.