Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RIBEIRO, V. M."

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A produção textual no 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública de fortaleza em contexto de vulnerabilidade social
    (2022) SILVA, J.F.; RIBEIRO, V. M.; MARCUCCI, F.
    Este artigo tem como objetivo analisar o que se ensina em Língua Portuguesa, em produção escrita, para alunos do 2o ano do Ensino Fundamental em uma escola situada em um contexto de vulnerabilidade, em Fortaleza. Este estudo compõe uma pesquisa que estuda a implementação do Programa de Aprendizagem na Idade Certa (PAIC). Por meio da perspectiva qualitativa de pesquisa, foram analisados um caderno do aluno e um livro didático, visando identificar a frequência com que aparecem atividades de produção escrita. Os artefatos analisados foram coletados por pesquisadores sêniores na escola-campo em setembro de 2019. O livro didático analisado é distribuído pelo Paic. Conclui-se que, no caderno analisado, há um maior número de atividades de produção escrita (13%) do que no livro didático (6%). A frequência com que atividades de produção escrita são solicitadas os alunos denota que, neste momento do processo de alfabetização, a preocupação da escola é maior com a aquisição do sistema de escrita e com a leitura do que com a produção de textos escritos contextualizados.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão