Navegando por Autor "RIBEIRO, Rogério Marques"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA coparticipação em um projeto interdisciplinar e a agência profissional docente: narrativas da professora adriana(2022) LOPES, Celi Espasandin; RIBEIRO, Rogério Marques; PAZUCH, Vinícius; AUGUSTO, Adriana Franco de CamargoNeste artigo discute-se o Desenvolvimento Profissional Contínuo (DPC) de uma professora de matemática envolvida em um projeto de pesquisafinanciado pelaFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no qual se estudou a potencialidade da implementação de um ensino por meio de projetos interdisciplinares que tiveram como eixo integrador a educação estatística. Ressalta-se que o DPC visou enfatizar a aprendizagem profissional autêntica dos envolvidos, por meio da reflexividade. A professora Adriana participou deste projeto de DPC, e, a partir da sua narrativa sobre o trabalho desenvolvido com duas turmas de 7.º e 8.º anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada em uma cidade do interior de São Paulo, busca-se, por meio de uma análise holística da forma, responder a questão: quais indíciosde agência profissional docente se mostram nas narrativas de Adriana? Para tanto, toma-se a investigação narrativa não somente como metodologia, mas como forma de construir a realidade; e considera-se que a narrativa favorece evidências sobre a experiência percebida e vista como um relato, captando a riqueza e os detalhes dos significados nos assuntos humanos, com base nas evidências do mundo e da vida. Os resultados revelam indícios de agência de uma professora pesquisadora que exerce sua profissão, investindo continuamente em seu desenvolvimento profissional, redimensionando a constituição de sua identidade profissional e exercendo a agência com características de autonomia, criatividade, autocriticidade e reflexividade