Navegando por Autor "RIBEIRO, Alessandra da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemQuem forma se forma ao formar: o letramento científico docente na Educação Infantil(2023) RIBEIRO, Alessandra da Silva; VIANNA, Aline ViégasO presente artigo constitui-se como um recorte da pesquisa de dissertação realizada no âmbito do curso de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II, qualteve como objetivo compreender a formação docente, nos aspectos do letramento científico, a partir do diálogo crítico sobre as experiências das professoras que desenvolvem projetos pedagógicos junto às turmas de Educação Infantil. Numa abordagem qualitativa, tipo pesquisa-ação-participativa, a investigação envolveu 29 professoras que atuavam emuma unidade municipal de Educação Infantil situada no município de Niterói –RJ. Para a construção dos dados,utilizamosquestionário inicial,transcrição dos diálogos proferidos durante os encontros do curso de formação continuadae entrevistas. Ainda tomamos como fonte de análise os registros escritos e de imagens elaborados pelas participantesa partir de ações propostas e caderno de campo das pesquisadoras. As informações coletadas foram analisadas, organizadas e categorizadas à luz da análise de conteúdo da Bardin (2016). Os resultados evidenciaram a importância da relação dialógica entre as professoras, tendo como mote o intercâmbio de saberes para a formação continuada docente no cotidiano das unidades de educação. Ainda constatamos que o letramento científico docente pode revelar diversas possibilidades e potencialidades para a construção do conhecimento sobre as ciências da natureza na Educação Infantil.