Navegando por Autor "RELA, Eliana"
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- ItemA infância na narrativa infantil brasileira: de Mário a Raquel(2018) RAMOS,Flávia Brocchetto; RELA, ElianaAnalisar a personagem infantil em cinco obras – Saudade, de Tales de Andrade, Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, A ilha perdida, Maria José Duprè, A fada que tinha idéias, de Fernanda Lopes de Almeida, e A bolsa amarela, Lygia Bojunga Nunes, é o objetivo deste artigo.
- ItemDa capa à contracapa: paratextos no processo constitutivo(2020) RAMOS, Flávia Brocchetto; ACOSTA, Carolina; RELA, ElianaThe children’s literature has a double destination: the child (reader) and the adult (buyer) so that the external paratexts tend to divide between them. Therefore, it aims, based on the paratexts in the front board and in the backboard of narrative books by images, to discuss who is the readership of literary works included of Category 2 of Childhood Education of PNBE 2014. The books Ladrão de galinhas, by Béatrice Rodriguez, e Calma, camaleão!, by Laurent Cardon are analyzed from postulates of Genette (2009). The results pointed out the importance of the paratextual messages for the interpretation. It is inferred, from the study, that teacher mediation should consider the paratexts in the processes of formation of the reader.
- ItemLeitura de história em quadrinhos: entre Shakespeare e Mauricio de Sousa(2021) RAMOS, Flávia Brochetto; BUFFON, Eliana; RELA, ElianaA leitura de história em quadrinhos, de natureza literária, pressupõe vários desafios ao leitor iniciante de modo que as práticas educativas deveriam contemplar estratégias de mediação que atentem para as peculiaridades do gênero. Este artigo investiga a construção de uma narrativa Turma da Mônica: Romeu e Julieta, de Mauricio de Sousa (2009), selecionada pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE 2012). O caráter descritivo-analítico predomina no estudo e contempla aspectos visuais e verbais. Para compor a análise, são tomados aspectos do âmbito da visualidade, como tipos de quadros; cenários;marcação temporal; e, quanto aos personagens, é priorizada a sua vestimenta e a mescla entre comportamentos peculiares de Mônica e Cebolinha e de Romeu e Julieta.O estudofundamenta-se, entre outros, em Eisner (2012),e aponta a intertextualidade como traço marcante na composição do enredo, de modo que o leitor deve ser orientado acerca de peculiaridades dos personagens de Shakespeare para potencializar a leitura da obra
- ItemO lugar dos paratextos biografia e sinopse em obras literárias infantis(2020) RAMOS, Flávia Brocchetto; SCHENKEL, Júlia Duarte; RELA, ElianaConsiderando que um livro é formado por texto e paratextos e que a interação com ambos qualifica a leitura, pretende-se investigar como os paratextos verbais biografia e sinopse são apresentados na obra literária infantil. Foram utilizadas três obras do PNBE 2014: A princesa desejosa, de Cristina Biazetto, Pedro Noite, de Caio Riter, A velinha e o porco, de Rosinha. A análise das obras considerou a formação dos paratextos citados, levando em conta as suas características, como, por exemplo, a linguagem e os receptores a quem são direcionados. Os dados apontam para a relevância de atentar para dados presentes em paratextos em processos de mediação das obras literárias.