Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "REIS, Verônica Limas dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Estratégias pedagógicas para estudantes com altas habilidades/superdotação: opinião de educadores
    (2016) REIS, Verônica Limas dos; REMOLI, Taís Crema; CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho
    A legislação brasileira prevê o aprofundamento e o enriquecimento de aspectos curriculares para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) por meio de desafios suplementares nas classes comuns, em sala de recursos ou em outros espaços definidos pelos sistemas de ensino. Por este motivo, o objetivo deste estudo foi verificar o conhecimento de educadores, participantes de um curso lato sensu denominado “Especialização em Educação Especial na área de Altas Habilidades/Superdotação” na modalidade semipresencial, sobre estratégias pedagógicas para estudantes com AH/SD. A coleta de dados ocorreu em três turmas e, para tanto, os participantes assistiram a duas animações que apresentavam situações no ambiente escolar e deveriam escolher uma delas para discutir quais mudanças poderiam ocorrer na animação, amparados legalmente pelas políticas nacional e estadual. Para compor a amostra, foi estabelecido como critério de inclusão somente os relatos que se reportaram à área do curso (AH/SD). Os dados foram analisados conforme Análise de Conteúdo de Bardin, com relatos quantificados e distribuídos entre categorias não mutuamente exclusivas. Os resultados mostraram que dos 33 participantes que compuseram a amostra, 21 (63,64%) se reportaram às estratégias pedagógicas conforme solicitava a comanda da atividade. Os relatos também discorreram sobre outras temáticas, como: legislação (13); características do estudante com AH/SD (9); necessidades do professor (9); e indicação do estudante à Sala de Recursos, ou para avaliação para ratificar o diagnóstico de AH/SD ou ainda para a equipe gestora providenciar um trabalho conjunto (8). Considera-se que estratégias pedagógicas diversificadas, motivadoras, criativas, desafiadoras e instigantes são exigências mínimas para estudantes com AH/SD; porém, cabe ao(s) professor(es) avaliar e planejar atividades condizentes com as habilidades de cada aluno.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão