Navegando por Autor "REIS, Elisalma de Matos"
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- ItemA inclusão da criança com Síndrome de Down na educação infantil: desafios e possibilidades(2023) REIS, Elisalma de Matos; SILVEIRA, Marielza da Silva; LORENSET, OdimarNo presente artigo objetiva-se analisaros desafios e as possibilidades da inclusão da criança com Síndrome de Down(SD)no espaço da Educação Infantil na perspectiva da educação inclusiva e como garantia dos direitos das crianças.Como técnica de levantamento de dados, optou-sepela aplicação de questionários aos professores que cuidam e educamcriançascom SDem classes regulares, particularizando os aspectos físico, social, cognitivo e psicológicodefinidos na legislação brasileira comodimensões fundamentais do desenvolvimentointegral humano.Em síntese, com o estudo constata-seque os desafios de incluir uma criança com SD na Educação Infantil se devem às especificidades da síndrome e principalmenteàs escassas condições materiais e à falta de uma melhor organização pedagógica para atender adequadamente as crianças com SD junto às demais crianças. Ainda assim, os professores têm claro que é possível incluir as crianças com SDnas instituições de Educação Infantil e, nesse espaço, garantir-lhes uma educação fundada nos direitos fundamentais e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.