Navegando por Autor "RAMOS, Ligia Aparecida"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHistória e alfabetização: articulações possíveis a partir das contribuições de professores dos anos iniciais(2024) RAMOS, Ligia Aparecida; RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano; RUCKSTADTER, Vanessa Campos MarianoO objetivo deste artigo é analisar as concepções docentes sobre a possibilidade de articular o ensino de História e a Alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os procedimentos metodológicos foram: a constituição de um Grupo Colaborativo de Estudos com professores de um município do interior do estado de São Paulo e a realização de entrevistas semiestruturadas. A análise das respostas foi feita a partir do referencial da Pedagogia Histórico-Crítica. Foi identificada uma preocupação dos professores em relação ao planejamento da disciplina de História, por conta do pouco tempo para se trabalhar a disciplina em virtude da preparação dos alunos para avaliações externas. Constatou-se ainda a possibilidade de articular o ensino de História e o processo de Alfabetização, fundamentados pela Pedagogia Histórico-Crítica.