Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "RAMALHO, Climéria"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Evidências de engajamento docente na formação continuada de professores de Ciências e Biologia
    (2023) RAMALHO, Climéria; OLIVEIRA, Maria Marly de; NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do
    A formação continuada é um campo complexo de discussão que envolve a superação de desafios para envolver professores em suas práticas. Embora pouco explorado na literatura brasileira, o engajamento docente é considerado um parâmetro para avaliar o êxito de práticas educativas, segundo a literatura internacional. A pesquisa se deu no âmbito da Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco, envolvendo professores de Ciências e Biologia que passaram a experimentar um modelo de formação continuada com uso de metodologias ativas. O estudo parte da seguinte questão: Qual a possível influência de um modelo de formação continuada em rede, que faz uso de metodologias ativas, no engajamento de professores de Ciências e Biologia? Para responder tal questão, traçamos dois objetivos: identificar as evidências de engajamento docente presentes no modelo de formação continuada e analisar a percepção dos professores sobre seu engajamento em relação ao processo formativo vivenciado. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva. Para construção dos dados, utilizou-se: análise documental, aplicação de um questionário e uma entrevista em formato de Círculo Hermenêutico Dialético (CHD). O tratamento dos dados se deu através da Análise Hermenêutica Dialética Interativa (AHDI) com triangulação de dados. Como resultados, identificamos que o modelo de formação continuada apresentou evidências que levaram ao engajamento do professor com seu processo formativo, sendo elas: as temáticas da formação, a vinculação da formação a eventos científicos da universidade, o papel do formador como mediador do processo, um olhar para as necessidades formativas e a metodologia colaborativa presente nas formações. Outros resultados também evidenciam que a maioria dos professores se percebeu engajado no processo formativo ao longo de um contínuo. Nesse sentido, podemos concluir que a metodologia da formação foi o principal elemento motivador da formação e que se destacou como fator essencial na promoção do engajamento docente durante o processo formativo.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão