Navegando por Autor "RABELO, Igo Levir Souza ││ LELEN, Marcelle Margueritte ││ SUTIL, Noemi ││ MORÃO, Anderson"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAbordagem de gráficos em perspectiva de questões sociocientíficas e modelagem matemática: aprendizagem e posicionamento sobre controvérsias(2021) RABELO, Igo Levir Souza ││ LELEN, Marcelle Margueritte ││ SUTIL, Noemi ││ MORÃO, AndersonQuestões sociocientíficas (QSC) em âmbito educativo remetem àproblematização e posicionamento sobre controvérsias na interface Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e à articulação entre áreas de conhecimento em perspectiva integradora. Concernente às composições deste trabalho, concatenam-se QSC à modelagem matemática. Nessa conjuntura, este relato de experiência evidencia processo vivenciado por discentes e docentes de Ensino Superior e da Educação Básica, abrangendo Física, Matemática, Língua Portuguesa e Língua Inglesa, no âmbito do Pibid Interdisciplinar, no ano de 2017, em Curitiba, Paraná. Nesse contexto, elaborou-se proposta educacional pertinente a ações educativas no Ensino Médio e Fundamental, envolvendo aspectos subjacentes a tema relacionado à saída dos Estados Unidos da América do Acordo de Paris. Nesse escopo, objetivou-se analisar aspectos de aprendizagem e posicionamento de estudantes sobre controvérsias, com delineamento analítico vinculado a conjuntos de atividades educacionais associados à abordagem de gráficos. Os dados foram constituídos por relatórios e gravações em áudio, viabilizados por licenciandos, e documentos elaborados por discentes da Educação Básica; estes foram analisados considerando pressupostos de Análise de Conteúdo. No referido processo, evidenciaram-se indícios de aprendizagem e posicionamento dos discentes, com a incorporação de análises e produções pertinentes à abordagem de gráficos em outros gêneros textuais.