Navegando por Autor "QUIROGA, F. L."
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemProdução de sentidos acerca da experiência professor-aluno contexto da classe hospitalar (escola móvel) e suas contribuições para a formação de professores(2022) QUIROGA, F. L.Discute-se neste artigo a articulação entre a vida e a experiência da continuidade escolar em adolescentes durante a fase de tratamento por motivo de doença de origem neoplásica. Aborda-sea questão a partir da experiência da escola móvel, do Instituto de Oncologia Pediátrica–Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer/ Universidade Federal de São Paulo. Entrevistaram-seseisalunos/adolescentes e quatroprofessores. O objetivo deste estudo consistiu em subsidiar elementos para o debate acerca da formação de professores a partir de uma problematização da experiência professor-aluno no contexto da classe hospitalar. Os resultados apontam uma vasta possibilidade interpretativa à luz do pensamento das sociedades contemporâneas. Destacam-se, especialmente, os sentidos que se depreendem da escola regular em contraste ao modelo da escola móvel. Conclui-seque a experiência da escola móvel contribui para restituir o sentido essencial da escolarização: um sentido da aprendizagem que se vincula ao davitalidade.
- ItemProdução de sentidos acerca da experiência professor-aluno contexto da classe hospitalar (escola móvel) e suas contribuições para a formação de professores(2022) QUIROGA, F. L.Discute-se neste artigo a articulação entre a vida e a experiência da continuidade escolar em adolescentes durante a fase de tratamento por motivo de doença de origem neoplásica. Aborda-sea questão a partir da experiência da escola móvel, do Instituto de Oncologia Pediátrica–Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer/ Universidade Federal de São Paulo. Entrevistaram-seseisalunos/adolescentes e quatroprofessores. O objetivo deste estudo consistiu em subsidiar elementos para o debate acerca da formação de professores a partir de uma problematização da experiência professor-aluno no contexto da classe hospitalar. Os resultados apontam uma vasta possibilidade interpretativa à luz do pensamento das sociedades contemporâneas. Destacam-se, especialmente, os sentidos que se depreendem da escola regular em contraste ao modelo da escola móvel. Conclui-seque a experiência da escola móvel contribui para restituir o sentido essencial da escolarização: um sentido da aprendizagem que se vincula ao davitalidade.