Navegando por Autor "QUEVEDO-CAMARGO, Gladys"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSugestões de práticas de ensino da oralidade em língua inglesa no formato remoto(2023) BORBA, Victor Henrique Rodrigues de; QUEVEDO-CAMARGO, GladysDesde a implementação da Internet, o ensino de línguas adicionais (LEFFA; IRALA, 2014) tem mudado e se adaptado para ajudar os alunos a aprender um novo idioma. Durante o período de isolamento da pandemia de COVID-19, doença contagiosa que se alastrou pelo mundo a partir do ano de 2020, as aulas onlineforam extremamente relevantes para a continuidade da Educação e, na nossa visão, tendem a ser o futuro nos institutos de idiomas. Além disso, a crescente implantação de cursos onlineantes, durante e depois da pandemia, tem sido uma alternativa para os aprendizes que desejam interagir com outros alunos, mas não podem frequentar integralmente as aulas presenciais. Paralelamente, é possível acreditar que uma parcela dos professores de idiomas não foi preparada para ensinar as habilidadeslinguístico-discursivas no formato online. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é, a partir dos conceitos do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2003, 2006, 2008) e da multimodalidade e dos multiletramentos (ROJO, 2009, 2016; BARTON; LEE, 2015; DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016), apresentar sugestões de práticas ao professor para que ele possa desenvolver o ensino onlinecom foco na produção oral. A metodologia usada neste estudo foi a pesquisa bibliográfica em livros, artigos e sitesrelacionados aoensino oral no formato remoto. Essa pesquisa resultou em sete sugestões de práticas voltadas para o ensino onlineda oralidade em língua inglesa, que têm como intuito ampliar a interação entre os pares através das abordagens multimodais e representações multiletradas que permeiam os atuais contextos sociais.