Navegando por Autor "QUEIROZ NETO, José Pinheiro de"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA pedagogia de projetos e a formação humana integral: estudo de caso no município de Coari/AM(2022) SILVA SOBRINHO, Moysés Hassan da; QUEIROZ NETO, José Pinheiro deEste artigo traz à discussão as relações entre a Pedagogia de Projetos e a Formação Humana Integral, buscando, de forma sistemática e crítica, superar a visão de ensino-aprendizagem desvinculada de uma formação crítica, inventiva e comprometida com a transformação social. Para tanto, se propôs a analisar a utilização da Pedagogia de Projetos como metodologia de ensino visando uma formação humana integral dos discentes, percebendo-os como sujeitos ativos de seu processo de aprendizagem. Durante a pesquisa, são destacadas as principais características da Pedagogia de Projetos e suas contribuições para a formação Humana Integral. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso de uma turma do curso Técnico em Administração na Forma Integrada do IFAM campus Coari, de modo a apontar as descobertas realizadas e os resultados alcançados após a reflexão e análise do processo. O levantamento de dados foi feito a partir da aplicação de entrevista semiestruturada e observação remota dos participantes. Os resultados tiveram seus dados tabulados e submetidos ao tratamento da metodologia de análise Textual Discursiva, os quais indicam que a pedagogia de projetos contribuiu de forma significativa para a formação e o desenvolvimento das dimensões cultural, social, cognitiva, física e emocional dos discentes