Navegando por Autor "PRADO, G.V.T."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO acompanhamento do estágio supervisionado no curso de pedagogia: uma análise acerca das condições de trabalho dos supervisores(2022) ARAUJO, R.D .; PRADO, G.V.T.No presente artigo apresentamos os resultados construídos no desenvolvimento das atividades de pesquisa realizada no âmbito do Programa de Pesquisador de Pós-doutorado da Faculdade de Educação da UNICAMP. O estudo teve como objetivo geral analisar, a partir do Projeto Pedagógico do Curso, as condições de acompanhamento do estágio supervisionado no Curso de Pedagogia. Como objetivos específicos, a investigação procurou: identificar e descrever as normas e pressupostos que fundamentam as condições de acompanhamento do estágio supervisionado; analisar os princípios e regras que regulamentam as condições de acompanhamento do estágio supervisionado, por parte dos supervisores, apresentadas no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. O foco central foram os Projetos Pedagógicos do Curso de Pedagogia de duas universidades situadas no estado do Piauí. Discutimos, a partir da temática do acompanhamento do estágio supervisionado, a relação entre as condições de trabalho dos supervisores e as concepções de estágio, pressupostos, fundamentação teórica, ementas e demais diretrizes para realização do estágio. Assim, de acordo com o tempo disponível à realização de uma pesquisa de Pós-Doutorado, de cunho qualitativo e baseada numa dimensão sócio-histórica, fundamentado em estudos de autores de referência, as análises evidenciam a necessidade do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia expressar também como se dará a relação entre as condições de trabalho dos supervisores e o trabalho a ser realizado, numa perspectiva que possa contribuir para que o Estágio Supervisionado venha, de fato, a cumprir seu importante papel na formação docente.