Navegando por Autor "PORTO, Klayton Santana"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUso do jogo Mancala Kalah no ensino de matemática: contribuições para o desenvolvimento do raciocínio lógico de estudantes do 7º ano de uma escola do campo(2023) PORTO, Klayton Santana; ALMEIDA, Patrícia das Virgens; CHAGAS, Rita de Cácia SantosO presente artigotem como objetivo geral analisar as contribuições do jogo Mancala Kalahnosprocessosde ensino e aprendizagem de Matemática e no desenvolvimento do raciocínio lógico de estudantes do 7º ano de uma escola do Campo.Para nortear esta pesquisa, tivemos como horizonte metodológico a pesquisa exploratória,de natureza qualitativa, desenvolvida em uma escola do Campo da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana-BA, localizada na Comunidade Quilombola de Matinha dos Pretos. Após o trabalho de campo, a pesquisa indica que o uso de estratégias investigativas e lúdicas, sobretudo o jogo Mancala Kalah, contribuiu para criar situações favoráveis para o ensino da Matemática na perspectiva da Etnomatemática, o que nos evidenciaque estas estratégias contribuíram para promover a aprendizagem de números inteiros e para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico destes estudantes.Portanto, os resultados mostram que, além da aprendizagem dos conteúdos matemáticos, evidenciamosque a intervenção contribuiu para o fortalecimento da cultura campesina e o melhorar o engajamento nas aulas deMatemática.