Navegando por Autor "PORTILHO, Evelise Maria Labatut"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAvaliando a aprendizagem e o ensino com pesquisa no ensino médio(2008) PORTILHO, Evelise Maria Labatut; ALMEIDA, Siderly do Carmo Dahle deKnowledge is a response for the human needs of finding a place in the world; therefore, it is inherent in humankind. This article intends to show that the researches elaborated by students must be done in an ethical and systematized way, in order to provide a significant building of learning, and also to propose an investigative attitude when dealing with the unknown and the restrictions imposed by nature and society. In this kind of activity the assessment takes into consideration the involvement, participation, knowledge creation, development, journey and quality in the educational process. This paper is based on a research on second grade students and teachers from one private High School and one public High School in the city of Curitiba. The results show that the survey is a viable educational activity in the school environment and that teachers have a great influence on the education of future university student researchers. It emphasizes that teachers should be aware of their role as educators and that they also have to encourage the teaching-learning process in school. Thus, teachers should not accept copied research papers from students, and the students must know that this practice will not increase their knowledge.
- ItemFormação de professores da EJA em tempos de pandemia: interação, criatividade e aprendizagem(2022) BOLFE, Marcelo; PORTILHO, Evelise Maria LabatutEste artigo objetiva, a partir de um estudo de caso, descrever os processos que configuram um programa de formação continuada a professores da Educação de Jovens e Adultos no momento da pandemia da COVID-19, com vistas ao desenvolvimento de processos inovadores capazes de produzir mudanças por meio da interação, criatividade e aprendizagem. O estudo de caso se desenvolve nos limites da pesquisa qualitativa de abordagem descritiva e teve os dados gerados a partir de questionário, chat dos encontros, dos aplicativos utilizados nos encontros e do questionário de avaliação do processo de formação realizado com vinte e um professores que atuam em um Centro Estadual de Educação Básica na cidade de Almirante Tamandaré, PR. Tendo por base as análises, percebemos que o momento vivenciado pela pandemia da COVID-19, mostrou que os professores têm vivenciado desafios significativos, como a falta de formação específica em estratégias didáticas que utilizam tecnologias, o difícil acesso à internet por parte dos professores e dos alunos e a falta de equipamentos tecnológicos apropriados em suas práticas pedagógicas, com destaque para a falta de interação vivida na pandemia, distanciando professores de professores e professores de alunos.
- ItemMetacognição e Ensino Superior: o estado do conhecimento de 2016 a 2020(2021) PORTILHO, Evelise Maria Labatut; BROJATO, Henrique CostaObjetivamos compreender de que forma a metacognição é abordada em pesquisas sobre o ensino superior no período de 2016 a 2020. Foram categorizados 306 resumos de publicações na plataforma ERIC e 17 no Catálogo de Teses e Dissertações CAPES. O tipo de publicação mais utilizada foi artigo; o país que mais produziu sobre o tema foram os Estados Unidos; o ano com maior número de publicações foi 2019; foram identificadas 6 categorias, onde “Metacognição como suporte para ensino e aprendizagem” obteve o maior número de estudos (38%). Consideramos que a metacognição possui grande relevância em estudos sobre ensino superior e a importância de estudos de tipo estado do conhecimento com esse enfoque.