Navegando por Autor "PITA-CARMO, M."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO ensino remoto participativo na pós-graduação: jogos como temática para discutir o ensino de ciências(2022) PITA-CARMO, M.; BARRETO, J.; VASCONCELLOS, M.; ATELLA, G.Desde o início do isolamento social motivado pela pandemia de COVID-19 em 2020, o ensino remoto tornou-se necessário para a continuidade das atividades educativas de vários níveis de ensino no Brasil, tendo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como apoio para a interação e ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o presente estudo busca discutir como a criação de uma disciplina remota de jogos para o ensino de ciências permite desenvolver discussões sobre ciência e questões sociais de maneira participativa na pós-graduação. Para isso, são apresentados diferentes fatores necessários ao melhor aproveitamento das disciplinas em ambientes digitais, além de critérios utilizados para a organização prévia das ferramentas. Como resultado, são apresentados os materiais e ferramentas formulados, além de feedbacks dos cursistas da disciplina ministrada entre agosto e outubro de 2020. Dessa forma, o estudo permite apontar estratégias não apenas para o ensino remoto, mas também a importância dos jogos como fenômeno tecnológico e cultural, e que permitem discutir diferentes questões sociais.