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Navegando por Autor "PIMENTEL, Susana Couto"

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    Acessibilidade para inclusão da pessoa com deficiência: sobre o que estamos falando?
    (2017) PIMENTEL, Susana Couto; PIMENTEL, Mariana Couto
    As temáticas acessibilidade e inclusão encontram-se na agenda das discussões e das políticas públicas brasileiras na contemporaneidade. Entende-se que assegurar condições de acessibilidade a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida significa possibilitar que possam desfrutar seus direitos com dignidade e em igualdade de oportunidade com os demais, oferecendo-lhes condições de inclusão em todos os espaços e possibilidade de uso dos equipamentos e bens disponíveis ao público em geral. Imbuídas dessa compreensão, neste trabalho objetivamos realizar uma discussão em torno da questão conceitual da acessibilidade, compreendendo-a como condição sine qua non para inclusão social, educacional e cultural. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura e de documentos acerca desta temática, buscando releitura, análise e sistematização de modo a produzir outras possíveis contribuições com o debate acerca do tema. Os resultados apontaram que uma cultura inclusiva deve assegurar a todos os cidadãos acesso a ambientes projetados a partir da concepção de Desenho Universal, bem como acesso à Tecnologia Assistiva, aos que dela necessitam, para que usufruam dos espaços, bens e produtos culturais da sociedade. Conclui-se, nessa perspectiva, que o Estado precisa garantir o acesso de todas as pessoas aos seus direitos sociais, em condições de igualdade com os demais cidadãos.
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    Inclusão na educação superior
    (2019) OLIVEIRA, Gracy Kelly Andrade Pignata; PIMENTEL, Susana Couto
    This article is linked to a research whose objective was to understand the trajectory of affiliation of students with disabilities in HigherEducation. The investigation involved five university students from a federal higher education institution with a self-declared disability in the enrollment form. The empirical material generated through a semi-structured interview was examined in the light of Symbolic Interactionism, a theoretical perspective that assumes that social actors attribute meaning to their acts and to interactions based on a symbolic code. The methodology used was the case study and for this text fragments of student narrativeswere chosen that reflect the challenges that circumscribe their trajectories. The research has resulted in the understanding that the university trajectory of students with disabilities is marked by challenges similar to those of other students in terms of strangeness and learning of the complex codes of the academic universe. For the former, the demands of an academic nature must coexist with those of a symbolic order, such as the confrontation of discrimination, prejudice and aesthetic judgment in function of difference / deficiency.

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ISSN 1518-6385

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