Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PEZZATO, João Pedro"

Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A climatologia escolar pela óptica de Aroldo de Azevedo nos livros didáticos O Mundo em que vivemos (1967) e Terra brasileira (1968)
    (2023) MELLO, Bruno Falararo de; PEZZATO, João Pedro
    Aroldo de Azevedo foi um importante autor brasileiro de livros didáticos de Geografia. Sua produção bibliográfica se deu entre as décadas de 1930 e 1970 e suas obras didáticas influenciaram gerações de alunos e professores. Neste artigo, apresenta-se uma leitura da climatologia escolar veiculada pelo professor Azevedo em dois livros didáticos de Geografia de sua autoria, os quais, embora distintos, são partes da mesma coleção. O autor apresenta uma climatologia bastante conceitual, com muitas imagens para ilustrar as informações contidas no texto. A despeito de alguns equívocos conceituais, nota-se esmero no tratamento das questões do clima. Duas tendências da climatologia enquanto ciência de referência se mesclam na explanação dos registros da Geografia escolar: de um lado, a climatologia estática, mais tradicional e de cunho separatista, e, de outro, a climatologia dinâmica, com algumas inovações no tratamento do clima, em que se busca compreender a gênese dos fenômenos atmosféricos. Entre essas duas diferentes epistemes, sobressai uma visão bastante sui generis do autor a respeito da climatologia escolar, em especial da tropicalidade brasileira.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A sociedade do cansaço e as contribuições de Byung-Chul Han para o campo da Educação: uma leitura contemporânea fundamental
    (2025) MELLO, Bruno Falararo de; MOURA, Cristiane Ribeiro Justino; GRACIOLI, Filipe Rafael; PEZZATO, João Pedro; PEREIRA, Rafaela Domingues; CALANDRO, Thiago Luiz
    Para além da sociedade disciplinar do século XXI, segundo Han, vivemos uma sociedade de desempenho e do cansaço, que reivindica a autonomização da própria vida por meio da técnica, cujos habitantes são agora sujeitos de produção e empresários de si mesmos, Han introduz o cansaço como característico dessa sociedade, tomada pelas doenças neuronais, em um mundo que perdeu sua alma e tornou-se desprovido de sua relação com o divino, O autor convida-nos a repensar os termos dessa contemporaneidade,
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Dossiê “A imagem do mundo: leitura escrita e ensino” e Entrevista com o professor Jader Janer Moreira Lopes (UFJF)
    (2023) PEZZATO, João Pedro; GRACIOLI, Filipe Rafael; MELLO, Bruno Falararo de; COSTA, Christiane Fernanda da; MELO, Eliane Pimentel Camillo Barra Nova de; ALMEIDA, Francis Silva de; LOPES, Jader Janer Moreira; MARIANO, Maria Teresa; ROCHA, Michele Saionara Aparecida Lopes de Lima; THIAGO LUIZ, Calandro
    Apresentação do Dossiê “A imagem do mundo: leitura, escrita e ensino” e Entrevista com o professor Jader Janer Moreira Lopes (UFJF)
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Editorial
    (2023) PEZZATO, João Pedro; CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins de
    Temos muitos motivos para festejar a publicação da Revista Educação: Teoria e Prática em 2023, volume 33, número 66! Encerramos o ano com diversos indicadores positivos para um período acadêmico do campo das humanidades. Neste ano,recebemos maior volume de submissões, 74% a mais que no ano anterior, e o número de material publicado desde 2020, quando adotamos o sistema de publicação contínua. O aumento tem sido, em especial, no número de artigos, que tem ultrapassado a soma de 50 ao ano. Antes desse período, o número das publicações era acima de 30.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Planos de ensino das disciplinas dos cursos de formação de professores de Geografia
    (2023) GROMONI, Rita de Cássia; PEZZATO, João Pedro
    Este artigo tem como objetivo apresentar uma leitura de 306 planos de ensino de disciplinas obrigatórias de oito cursos de formação de professores de Geografia, no Brasil, na Espanha e em Portugal. Como critério de escolha das instituições, foram selecionadas universidades públicas distribuídas nas cinco regiões do Brasil que ofereciam um Programa de Pós-Graduação já consolidado, com formação em níveis de Mestrado e Doutorado. Quanto às universidades europeias, foram selecionadas duas, a saber: a Universidade de Santiago de Compostela (USC-Espanha) e a Universidade do Minho (UMINHO-Portugal). É importante registrar a existência de diferenças culturais entre as instituições, em especial as localizadas no continente europeu que passaram por reformas estruturais decorrentes do Tratado de Bolonha, firmado em 1999, com o intuito de unificar o sistema de ensino superior em todo o bloco europeu concretizando o chamado Espaço Europeu de Ensino Superior. Essas diferenças não permitem comparações simplistas entre as instituições. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, de caráter documental, optou-se pela análise de conteúdo no campo da formação de professores e da história das disciplinas. A despeito da relevância apontada nas contribuições teóricas do campo de estudos, tanto no Brasil, como na Espanha e em Portugal, não se evidenciaram, nos planos de ensino das disciplinas de conteúdo específico da Geografia, vigentes no ano de 2013, a abordagem de aspectos voltados ao ensino ou à docência nem ações de interdisciplinaridade, de articulação entre teoria e prática e entre ensino e pesquisa.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão