Navegando por Autor "PEZZATO, João Pedro"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA climatologia escolar pela óptica de Aroldo de Azevedo nos livros didáticos O Mundo em que vivemos (1967) e Terra brasileira (1968)(2023) MELLO, Bruno Falararo de; PEZZATO, João PedroAroldo de Azevedo foi um importante autor brasileiro de livros didáticos de Geografia. Sua produção bibliográfica se deu entre as décadas de 1930 e 1970 e suas obras didáticas influenciaram gerações de alunos e professores. Neste artigo, apresenta-se uma leitura da climatologia escolar veiculada pelo professor Azevedo em dois livros didáticos de Geografia de sua autoria, os quais, embora distintos, são partes da mesma coleção. O autor apresenta uma climatologia bastante conceitual, com muitas imagens para ilustrar as informações contidas no texto. A despeito de alguns equívocos conceituais, nota-se esmero no tratamento das questões do clima. Duas tendências da climatologia enquanto ciência de referência se mesclam na explanação dos registros da Geografia escolar: de um lado, a climatologia estática, mais tradicional e de cunho separatista, e, de outro, a climatologia dinâmica, com algumas inovações no tratamento do clima, em que se busca compreender a gênese dos fenômenos atmosféricos. Entre essas duas diferentes epistemes, sobressai uma visão bastante sui generis do autor a respeito da climatologia escolar, em especial da tropicalidade brasileira.
- ItemA sociedade do cansaço e as contribuições de Byung-Chul Han para o campo da Educação: uma leitura contemporânea fundamental(2025) MELLO, Bruno Falararo de; MOURA, Cristiane Ribeiro Justino; GRACIOLI, Filipe Rafael; PEZZATO, João Pedro; PEREIRA, Rafaela Domingues; CALANDRO, Thiago LuizPara além da sociedade disciplinar do século XXI, segundo Han, vivemos uma sociedade de desempenho e do cansaço, que reivindica a autonomização da própria vida por meio da técnica, cujos habitantes são agora sujeitos de produção e empresários de si mesmos, Han introduz o cansaço como característico dessa sociedade, tomada pelas doenças neuronais, em um mundo que perdeu sua alma e tornou-se desprovido de sua relação com o divino, O autor convida-nos a repensar os termos dessa contemporaneidade,
- ItemDossiê “A imagem do mundo: leitura escrita e ensino” e Entrevista com o professor Jader Janer Moreira Lopes (UFJF)(2023) PEZZATO, João Pedro; GRACIOLI, Filipe Rafael; MELLO, Bruno Falararo de; COSTA, Christiane Fernanda da; MELO, Eliane Pimentel Camillo Barra Nova de; ALMEIDA, Francis Silva de; LOPES, Jader Janer Moreira; MARIANO, Maria Teresa; ROCHA, Michele Saionara Aparecida Lopes de Lima; THIAGO LUIZ, CalandroApresentação do Dossiê “A imagem do mundo: leitura, escrita e ensino” e Entrevista com o professor Jader Janer Moreira Lopes (UFJF)
- ItemEditorial(2023) PEZZATO, João Pedro; CAMARGO, Maria Rosa Rodrigues Martins deTemos muitos motivos para festejar a publicação da Revista Educação: Teoria e Prática em 2023, volume 33, número 66! Encerramos o ano com diversos indicadores positivos para um período acadêmico do campo das humanidades. Neste ano,recebemos maior volume de submissões, 74% a mais que no ano anterior, e o número de material publicado desde 2020, quando adotamos o sistema de publicação contínua. O aumento tem sido, em especial, no número de artigos, que tem ultrapassado a soma de 50 ao ano. Antes desse período, o número das publicações era acima de 30.
- ItemPlanos de ensino das disciplinas dos cursos de formação de professores de Geografia(2023) GROMONI, Rita de Cássia; PEZZATO, João PedroEste artigo tem como objetivo apresentar uma leitura de 306 planos de ensino de disciplinas obrigatórias de oito cursos de formação de professores de Geografia, no Brasil, na Espanha e em Portugal. Como critério de escolha das instituições, foram selecionadas universidades públicas distribuídas nas cinco regiões do Brasil que ofereciam um Programa de Pós-Graduação já consolidado, com formação em níveis de Mestrado e Doutorado. Quanto às universidades europeias, foram selecionadas duas, a saber: a Universidade de Santiago de Compostela (USC-Espanha) e a Universidade do Minho (UMINHO-Portugal). É importante registrar a existência de diferenças culturais entre as instituições, em especial as localizadas no continente europeu que passaram por reformas estruturais decorrentes do Tratado de Bolonha, firmado em 1999, com o intuito de unificar o sistema de ensino superior em todo o bloco europeu concretizando o chamado Espaço Europeu de Ensino Superior. Essas diferenças não permitem comparações simplistas entre as instituições. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, de caráter documental, optou-se pela análise de conteúdo no campo da formação de professores e da história das disciplinas. A despeito da relevância apontada nas contribuições teóricas do campo de estudos, tanto no Brasil, como na Espanha e em Portugal, não se evidenciaram, nos planos de ensino das disciplinas de conteúdo específico da Geografia, vigentes no ano de 2013, a abordagem de aspectos voltados ao ensino ou à docência nem ações de interdisciplinaridade, de articulação entre teoria e prática e entre ensino e pesquisa.