Navegando por Autor "PETRY, Oto João"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemTrajetória histórica da gestão das escolas públicas estaduais de Santa Catarina: pontos e contrapontos(2020) PALÚ, Janete; PETRY, Oto JoãoEste artigo apresenta a trajetória histórica da gestão das escolas públicas estaduais catarinenses. Indicam-se disputas e tensionamentos suscitados a partir dos anos de 1980, estando no centro dessa questão a participação efetiva, elemento fundamental da democratização da educação. O texto destaca os principais acontecimentos e documentos que foram importantes para a construção do cenário atual, para a conformação do “novo” modo de escolha dos gestores e estratégia de gestão adotada por meio dos Planos de Gestão Escolar (PGEs), instituídos via Decreto Governamental em 2013. Para elucidar esses processos, realizou-se uma revisão bibliográfica em diálogo com a legislação e os documentos que são referência nesse campo. Como estratégia metodológica, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Observou-se que o principal tensionamento esteve relacionado às formas de escolha dos gestores escolares. Nas décadas de 1980 e 1990, a eleição foi conquistada, porém foi declarada inconstitucional; assim, a indicação voltou a ser utilizada como forma de escolha dos dirigentes escolares catarinenses. Nos anos 2000, evidenciou-se a influência internacional na formulação das políticas educacionais, que, por meio de suas recomendações, tem modificado a concepção de gestão, cujas proposições podem estar na origem dos PGEs. O Plano Estadual de Educação de Santa Catarina (PEE/SC 2015-2024) altera o foco da gestão democrática para além da escola, situando-a no sistema estadual de ensino. Apesar das lutas e das disputas presentes na trajetória da gestão, ainda são necessários avanços para que a gestão democrática se materialize no âmbito da educação pública catarinense.
- ItemUso de ferramentas de avaliação institucional pela gestão escolar para aferir a qualidade social da escola: uma revisão de literatura das pesquisas da BDTD (2010-2014)(2016) VASQUES, Rosane Fátima; PETRY, Oto JoãoEsta pesquisa tem como foco verificar quais ferramentas de avaliação institucional são comumente utilizadas pela gestão escolar, na educação básica, para avaliar a qualidade social de uma instituição escolar, bem como demonstrar quais caminhos a gestão escolar e a avaliação institucional têm percorrido nos trabalhos científicos brasileiros nos últimos anos. Para tanto, realizou-se uma revisão de literatura, tendo como fonte de dados a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Constatou-se a escassez de ferramentas de avaliação institucional que possam auxiliar o gestor escolar em seu trabalho diário. Ao mesmo tempo, confirmou-se que é indispensável à gestão escolar fazer uso da avaliação institucional para melhorar a qualidade educacional. Os estudos sinalizam a Avaliação Institucional Participativa como um bom caminho para a gestão escolar diagnosticar e repensar sua instituição. Por fim, salientamos que nenhuma ferramenta conseguirá apreender a realidade escolar (em sim mesma), mas pode auxiliar a gestão escolar na busca pela qualidade social da instituição.