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Navegando por Autor "PEROZA, Marilúcia Antônia de Resende"

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    A invisibilidade da criança imigrante no atendimento educativo da rede pública de ensino de ponta grossa/pr
    (2021) PEROZA, Marilúcia Antônia de Resende; SANTOS, Natália Mendes dos
    No interior dos fluxos migratórios, as crianças constituem um dos grupos mais vulneráveis às violações de direitos e com menor visibilidade para sua condição nos deslocamentos. Com o aumento da imigração no Brasil, constatou-se, também, um número significativo de crianças imigrantes na rede pública de ensino de Ponta Grossa/PR, o que desencadeou a realização do estudo cujos resultados parciais trazemos neste texto. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre a invisibilidade das crianças imigrantes e seus reflexos no atendimento educacional na referida rede de ensino. A pesquisa qualitativa teve como estratégias metodológicas o questionário e a entrevista semiestruturada. O estudo conclui que a invisibilidade das crianças se evidencia nas práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.
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    Representações sociais sobre ser professora de Educação Infantil: a constituição da identidade docente no Curso de Licenciatura em Pedagogia
    (2023) PEROZA, Marilúcia Antônia de Resende; SILVA, Bruna Emilyn da
    O presente artigo busca apresentar, como aspecto da formação inicial de licenciandas em Pedagogia, suas representações a respeito da constituição da identidade docente referente ao ser professora de Educação Infantil. A discussão emergiu na disciplina de Estágio Curricular para a Docência na Educação Infantil, como parte das reflexões teórico-práticas desenvolvidas na relação entre universidade e escolas públicas de Educação Infantil. O aporte teórico utilizado é o das Representações Sociais de Moscovici (1981, 2012), Deschamps e Moliner (2009), Novaes, Ornellas e Ens (2017) e de autores do campo da Educação Infantil, como: Campos (2008, 2010, 2018), Arroyo (2000), Drumond (2019), Ostteto e Maia (2019), Kuhlmann Jr. (2015), entre outros. Para tanto, como recurso metodológico de coleta de dados foram utilizados questionários aplicados com acadêmicas, a partir da exibição de entrevista com Maria Malta Campos, da Faculdade de Educação PUC/SP, sobre a identidade do professor na Educação Infantil. Os resultados indicaram a afirmação de algumas representações sociais construídas historicamente a respeito de ser professora de crianças, que se perpetuam nos discursos das pessoas. No entanto, as reflexões a partir das respostas ao questionário indicam uma compreensão a respeito das mudanças necessárias, no que se refere a esta profissão, e a importância da apropriação de uma concepção coerente e responsável do que é ser professora de crianças pequenas, com vistas à valorização da identidade docente.

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ISSN 1518-6385

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