Navegando por Autor "PEREIRA, Lilian Alves"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMagistério: que lugar é esse?(2019) PEREIRA, Lilian Alves; CERVI, Gicele MariaA formação de professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental tinha como lócus para acontecer no nível médio. Em 1996, com a promulgação da LDB n. 9.394, essa modalidade de formação docente foi imersa em um ambíguo contexto. Ao mesmo tempo que a legislação prevê a formação docente em nível superior, o curso de Magistério permanece em funcionamento, e, assim, professores que se formam neste continuam sendo contratados. Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa documental, a qual teve por objetivo analisar a política de formação dos professores. Os objetivos específicos foram contextualizar a formação de professores em nível médio no Brasil, além disso, discutir a política de formação de professores a partir da metodologia de análise Abordagem do Ciclo de Políticas proposta por Ball e seus colaboradores. A discussão está ancorada principalmente em Ball, Foucault, Mainardes, Tanuri, Villela e Schaffrath. Apesar de haver leis que apontam o nível superior como lócus privilegiado para a formação do professor, elas não significaram o fim da formação em nível médio. O mesmo sistema educacional que coloca em xeque a formação de professores em nível médio oferece essa formação e contrata os docentes formados por ela. A formação em nível médio e em nível superior coabitam no contexto da prática.
- ItemMagistério: que lugar é esse?(2019) PEREIRA, Lilian Alves; CERVI, Gicele MariaThe training of teachers for Kindergarten and the early years of Elementary School had as its locus to take place at the secondary level. In 1996, with the promulgation of LDB n. 9,394, this modality of teacher training was immersed in an ambiguous context. At the same time that the legislation provides for teacher training at a higher level, the Magisterium course remains in operation, and, thus, teachers who graduate from it continue to be hired. This article was elaborated from a documentary research, which aimed to analyze the teacher education policy. The specific objectives were to contextualize the education of secondary-level teachers in Brazil, in addition to discussing the policy of teacher education based on the analysis methodology Policy Cycle Approach proposed by Ball and his collaborators. The discussion is mainly anchored in Ball, Foucault, Mainardes, Tanuri, Villela and Schaffrath. Although there are laws that indicate higher education as the privileged locus for teacher education, they did not mean the end of secondary education. The same educational system that calls into question the training of secondary-level teachers offers this training and hires the teachers trained by it. Training at secondary and higher levels coexist in the context of practice.