Navegando por Autor "PEREIRA, Karla Raphaella Costa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemContraposições entre estética e ensino da arte: o caso de "A triste história de Eredegalda"(2020) PEREIRA, Karla Raphaella Costa; COSTA, Frederico Jorge Ferreira; DIOGO, Ana Paula SanchoThis article results from the analysis of the novel Eredegalda’s sad story from the book While sleep does not come (Rocco, 2013). In 2017, this book was forbidden in the Brazilian public schools for focusing on incest. The controversy gave rise to moral, aesthetic and pedagogical debates. The study is a literary analysis, it was carried out based on the aesthetics of György Lukács and aimed to overcome the duality of moralism-artistic freedom within this debate, pointing out an earlier need: to reflect on the possible pedagogical role of Eredegalda’s sad story. This concrete situation made it possible to move forward in examining the educational character of works of art and the use of literature as a pedagogical instrument. It presents the general situation, then explains the fundamentals on which the investigation was based and, finally, reveals the author’s point of view on the work in question.
- ItemEstética, marxismo e educação: um diálogo necessário à contemporaneidade(2017) PEREIRA, Karla Raphaella Costa; COSTA, Frederico Jorge FerreiraO presente artigo é resultado de pesquisa em Pós-graduação em Educação e objetiva contribuir para os debates contemporâneos sobre estética, literatura e educação. Toma como fundamento teórico o método de Marx que pousa o homem no centro da história, demonstrando que os objetos, inclusive os objetos espirituais, foram colocados na realidade pela ação consciente do homem, ou seja, pelo trabalho, bem como na teoria estética e literária lukacsiana. Discute a importância dessas teorias para os estudos contemporâneos acerca do papel da arte e da literatura, destacando como o professor de literatura pode ter sua práxis enriquecida por este conhecimento. Foi uma pesquisa bibliográfica de compreensão categorial para colaborar teoricamente com o trabalho do professor de literatura. Advoga uma práxis no ensino de literatura que considere a obra literária e seu caráter educativo diante do mundo dos homens.