Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "PEREIRA, Fabrine Diniz"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Formação inicial de professores de matemática: reflexões sobre a aproximação com o campo escolar
    (2022) NOVELLO, Tanise Paula; LOMBARDI, Rudinei dos Santos; AYRES, Luana Maria Santos da Silva; PEREIRA, Fabrine Diniz
    As demandas sociais têm se alterado em ritmo acelerado, por isso é urgente a atualização das metodologias pedagógicas para o repensar dos processos formativos dos docentes. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo compreender como ocorre a aproximação dos licenciandos em Matemática com o campo escolar. Para tanto, foram realizadas conversas com seis egressos do Curso de Licenciatura em Matemática. As conversas foram analisadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo. Desse processo de análise emergiram três discursos, porém, nesse artigo será analisado somente o discurso “Aproximação com o campo escolar”, que aborda a reflexão sobre a importância do licenciando experienciar o contexto escolar desde o início da graduação, pois quando há integração entre universidade e escola, forma-se profissionais mais capacitados. As reflexões suscitam que a dicotomia entre teoria e prática ainda está presente e é recorrente nos cursos de formação de professores de Matemática, assim o estudo aponta para a necessidade de vivenciar a inserção no espaço da escola durante toda a formação inicial, oportunizando aos licenciandos a ocorrência de aprendizagem sobre conhecimentos profissionais do ser professor.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão