Navegando por Autor "PEREIRA, Ana Carolina Costa"
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- ItemManuais escolares de matemática: uma visão panorâmica sobre sua história e políticas públicas(2017) PEREIRA, Ana Carolina Costa; PEREIRA, Daniele EstevesAo longo da história da educação brasileira, o Livro Didático ou Manual Escolar tornou-se muito mais do que um recurso auxiliar no trabalho de professores e na aprendizagem dos alunos e, um meio de divulgação do conhecimento por pesquisadores para uma dada comunidade. Através de medidas educativas e políticas públicas que vêm permeando a trajetória e evolução da educação básica no país, eles ultrapassaram os limites estritamente educacionais, sendo reconhecidos por sua influência como difusores culturais, assim como um produto com alto potencial de consumo pela indústria editorial, movimentando o mercado econômico com valores substanciais. Diante disso, o Ministério da Educação vem se preocupando mais efetivamente com a escolha dos Livros Didáticos, desenvolvendo periodicamente uma avaliação que contempla os livros da Educação Básica. Entretanto, no início do século XIX, a situação era bem diferente. Este artigo visa apresentar um panorama histórico do Livro Didático brasileiro, em particular da disciplina de Matemática, no seu contexto mais geral, com enfoque na sua importância pedagógica e político-econômica, durante os séculos XIX, XX e XXI.
- ItemMobilizando conhecimentos geométricos durante o processo de leitura da construção do instrumento astrolábio náutico: uma proposta de UBP e sua inserção no ensino de matemática(2023) AMARANTE, Rebeca Oliveira; PEREIRA, Ana Carolina CostaA Unidade Básica de Problematização (UBP) é uma metodologia ativa, pautada em atividades aplicadas por meio de um flashde memória discursiva,o qual descreve uma prática sociocultural em umcampo da atividade humana, sendo eleito como um objeto de problematização disciplinar.Desse modo, oobjetivo do estudo foi discutir a aplicação de uma UBP para o ensino de Matemática que visou mobilizar conhecimentos geométricos durante o processo de leitura da construção do instrumento astrolábio náuticocontido no tratado Arte de Navegar (1606), ministradaemuma turma de licenciandos em Matemática da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Como metodologia, foramutilizadosos preceitos de uma abordagem qualitativa, pautada em um estudo de caso,utilizando-se uma metodologia ativa, a UBP. Concluímos que,após aplicação da atividade,foi possível aoslicenciando em Matemática da UECE mobilizarconhecimentos geométricos, tais comoconceito de diâmetro, circunferência, quadrante, ângulo reto, graduação,utilizando o teorema de Talesdurante o processo de leitura da construção do instrumento.